Casa Cidades

Projeto Minhocando

O projeto “Minhocando”, com recursos do programa Casa Cidades, aplicará um sistema híbrido de compostagem. Sendo:

• Compostagem por minhocário, onde são utilizadas as minhocas americanas, que realizarão degradação dos resíduos, promovendo a compostagem;

• Compostagem natural, onde os próprios micro-organismos presentes no solo realizam todo o processo.
Audit-rio_01

Serão feitas manutenções periódicas nas hortas que serão criadas ou revitalizadas, com a utilização dos adubos (100% orgânicos) gerados no sistema híbrido.
Externas_Minhoc-rios_01-1

Os alimentos produzidos serão utilizados no preparo das próprias refeições escolares, permeado pelo ciclo de utilização e reutilização - a sustentabilidade consolidada.

Audit-rio_10

A missão do Projeto Minhocando, vai além do ensino da prática da compostagem e do manejo de hortas somente!

Pretende-se envolver alunos, funcionários das escolas atendidas, do turno da manhã, e por consequência suas famílias. A partir deste envolvimento, disseminar a cultura do reaproveitamento, da alimentação saudável, da proteção ao meio ambiente, da socialização, cuidado com o próximo e da economia colaborativa, onde todos afins cooperam para o bem comum.

Externas_Minhoc-rios_01
O Projeto Minhocando iniciou-se em Janeiro de 2019, embora tendo evento do FB criado na data de seu lançamento, ocorrido hoje, dia 18 de fevereiro de 2019, no período da manhã, nas três escolas atendidas, e segue até Dezembro de 2019.

Ações realizadas no decorrer do projeto:
Palestras, Oficinas de Minhocário, Oficinas de Manejo de Hortas, Oficinas de Ervas Fitoterápicas, Oficinas de PANCs (plantas alimentícias não convencionais, criação e/ou revitalização de hortas, monitoramento periódico dos processos, mensuração de dados.
Audit-rio_07

A proposta do projeto, inclui interferência positiva em matérias escolares correlatas às atividades realizadas.
Diretamente, aos alunos das matérias de ciências/biologia e química, onde os processos podem ser verificados de forma teórica, em sala de aula; e na prática, por meio do manejo das hortas e sistemas de compostagens. Considera-se ainda a matéria de português, diante de atividades, como redações sobre os processos, a serem propostas aos professores.
Audit-rio_06

O Projeto Minhocando também realizará treinamento específico com funcionários das cozinhas e zeladores das escolas, com a finalidade de tornar o processo contínuo e consolidado. Serão realizadas regularmente visitas para o monitoramento dos processos.

Acompanhe as publicações do evento ♥

Escolas Estaduais atendidas:
Escola Estadual Padre João Botelho
Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho
Escola Estadual Alvaro Laureano Pimentel

casacidades #projetominhocando #insitutomacunaima