Casa Cidades

Sobre

Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis - CASA Cidades

O Programa CASA Cidades, uma realização do Fundo Socioambiental CASA, em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK, surge após a bem sucedida realização do Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade que apoiou a execução de 111 projetos entre os anos de 2015 e 2016, período no qual teve origem a parceria entre as três organizações.

O novo Programa, que é totalmente voltado para o ambiente urbano, traz características inovadoras, como a criação de redes locais e nacionais para a integração dos projetos e estímulo ao trabalho em rede. Foi concebido tendo como marcos conceituais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial com os objetivos 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), que deverão ser implementados por todos os países até 2030.

Foram contempladas neste Programa, dez Regiões Metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

Como as cidades são territórios complexos, nos quais problemas como desigualdade e exclusão social, poluição dos mais diversos tipos, mobilidade e mudanças climáticas ficam bastante evidentes, impactando diretamente a vida de milhões de pessoas, o Programa CASA Cidades tem como objetivo estimular ações de grupos locais, trabalho em rede e a troca de experiências de boas iniciativas e, com isso, contribuir para a autonomia dos grupos de base e para a construção de cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis.

Já de início, uma Oficina de Construção de Capacidades, voltada para o planejamento e gestão de projetos, trabalho em rede e troca de experiências, foi realizada tendo um representante de cada projeto, os Articuladores Locais e o Observatório, presentes.

Observatório de Projetos de Organizações de Base em Ambientes Urbanos

Nosso maior desafio sempre foi o de dimensionar de maneira adequada os resultados alcançados pelos projetos nos seus territórios. Por conta disso e pela dimensão do Programa, o CASA Cidades foi pensado em um formato diferente dos demais programas do Fundo CASA, para justamente dar conta desta tarefa.

O Observatório de Projetos de Organizações de Base em Ambientes Urbanos é parte do Programa CASA Cidades, que foi concebido para ser executado em três eixos distintos, mas interdependentes. São eles:

• 150 projetos apoiados em 10 regiões metropolitanas;
• 10 organizações Articuladoras Locais, uma em cada região metropolitana;
• 01 Observatório de Projetos em nível nacional.

Desde o início e ao longo de toda sua execução, os resultados dos projetos serão avaliados segundo indicadores em duas dimensões: o território e as organizações participantes do programa (com todas as suas particularidades e características).

As informações necessárias à avaliação e monitoramento serão registradas e organizadas nesta Plataforma Web que também disponibilizará notícias e informações sobre o Programa e projetos.

Fundo Socioambiental CASA

O Fundo Socioambiental CASA é uma organização não governamental, sem fins de lucro, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. Nossa estratégia é o apoio a muitos projetos com pequenos valores ao invés de apoiar poucos projetos com grandes valores. Estes pequenos investimentos, aliados a uma visão integrada do território, geram impactos significativos e de forma distribuída. Em nossos 13 anos de atuação apoiamos mais de 1500 projetos em 11 países da região.

As florestas e os rios não respeitam fronteiras e, a maioria dos biomas se estendem pelos territórios de diversos países. É assim também que o Fundo CASA funciona. Somos um fundo brasileiro que atua de forma integrada em toda América do Sul para garantir que o impacto gerado realmente responda a complexidade das realidades locais de regiões tão diversas, onde uma única solução não caberia.

Trabalhamos com uma vasta e irreplicável rede de parceiros — um verdadeiro capital social. Construída através de décadas de trabalho e acúmulos de experiências, contamos com pessoas e instituições amigas, atuantes em todo território da América do Sul, que conseguem como ninguém detectar as vulnerabilidades de cada região, assim como propor as soluções mais apropriadas.

Saiba mais em: www.casa.org.br