Casa Cidades

Resumo de Atividades - Outubro

As atividades da Corrida Amiga de Outubro se iniciaram ao lado das crianças, nas escolas públicas EMEI Dona Ana Rosa e EMEF Carolina de Jesus. Em ambas, realizamos a Formação Corrida Amiga para crianças, mais conhecido também como Foquinha, essa metodologia consiste em levar para dentro da escola, de modo lúdico, a rede de mobilidade a pé de nossa cidade. A atividade ilustra alguns cuidados que devemos ter ao caminhar inclusive relembrando temas importantíssimos como: acessibilidade, inclusão, respeito e cidadania.

181017_Foquinha_EMEI_DonaAnaRosa_Mity--12-

20181024_Foquinha_Carolina-de-Jesus_Bibiana-Tini--24-

Com o Bonde à pé, levamos crianças da EMEI ngelo Martino para conhecerem o Museu Memória do Bixiga (MUMBI), no intuito de levar a educação para o território, permitindo que as crianças conheçam um pouco mais sobre a cultura enraizada nas ruas do bairro em que estudam e que muitas moram. Também fizemos um Bonde Cultural, em parceria com Canto Cidadão, que contou com a participação especial do Abutre personagem que aborda a importância da destinação correta do todo lixo que geramos.

20181025_Bonde-Cultural_-ngelo-Martino_Mity--6-

20181025_Bonde-Cultural_-ngelo-Martino_Pedro-Paulo--10-

Depois das edições de Março e Agosto do nosso Treinamento Voluntariado, executamos a última chamada do ano para capacitar pessoas interessadas em compor nossa equipe e atuar na mobilidade a pé em nossas atividades. O Treinamento ocorreu no início do mês de outubro e contou com a participação de 15 pessoas que tivemos a honra de incorporar à Equipe de voluntariado da Corrida Amiga.

181006_IIITreinamentoVoluntariado_Renato--11--2

181006_IIITreinamentoVoluntariado_Silvia-8-

Já nas atividades em universidades, contamos com a parceria da USP - Universidade de São Paulo, para realizar um bonde a pé com os jovens atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE). O ponto de partida no nosso bonde foi a Cidade Universitária e teve como destino a ponte cidade universitária. O PRODHE é um programa mantido pela USP que tem como objetivo estimular pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social.

181010_BondeaP-_PRODHE

Por fim estivemos na universidade ESPM, a convite do Coletivo Carolina, participando do cine debate do filme “Chega de Fiu-Fiu”, representados pela Bibiana Tini que compôs o debate ao lado da Martina Horvath do Bike Anjo,. Este longa metragem mostra um pouco da vida de três mulheres com vidas distintas e que constantemente sofrem violência no espaço público Urbano. Buscamos mostrar a importância de uma cidade mais humana e inclusiva, que consequentemente, trará um espaço público mais seguro e saudável, principalmente para as mulheres.

Palestra-ESPM

Seguimos firmes em nossas atividades e no objetivo de impactar a vida das pessoas, mostrando a importância de nos apropriarmos dos espaços públicos e buscando construir uma cidade mais caminhável, e consequentemente mais humana e inclusiva.