A Caritas Arquidiocesana de Brasília, através do Projeto Raios de Luz para uma nova geração com consciência agroecológica, apoiado pelo CASA CIDADES tem entre suas metas o desenvolvimento de parcerias com instituições e espaços da Região Administrativa de São Sebastião DF que favoreçam a formação da comunidade em Agroecologia e a disseminação do conhecimento adquirido na produção de Hortas Comunitárias.
Estas parcerias servem como estratégias que favorecem a continuidade e fortalecimento dos processos de desenvolvimento do projeto nas comunidades de Zumbi dos Palmares, Capão Cumprido e Morro da Cruz em sua caracterização urbana e rural e que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco permanente de despejo.
As alternativas formativas em agroecologia, horta comunitária e alimentação saudável lhes permite encontrar alternativas de economia, geração de renda, mas principalmente de sentido de pertencimentos e de trabalho solidário quando conseguem compartilhar os produtos da horta.
As visitas estão rendendo seus frutos; por meio do projeto se estabeleceram algumas parcerias com Horta Comunitária do Instituto Girassol de São Sebastião DF, Professora Voluntária Patrícia Silva Gomes, Instituto Federal de Brasília - IFB São Sebastião.
Com a professora Patricia da faculdade de arquitetura da UNB se tem como propósito fortalecer os processos de mobilização, articulação e ações participativas da comunidade no Projeto Raios de Luz, identificando expectativas e possibilidades que o projeto lhes pode oferecer. Esta iniciativa da professora pretende incentivar na comunidade o empoderamento do espaço e favorabilidade que a proposta da horta comunitária tem na integração rural urbana. Já se realizaram oficinas com participação das famílias e adolescentes beneficiados pelo Raios de Luz. As crianças e adolescentes estão sendo incentivadas sobre a importância da agroecologia por meio da construção de um brinquedos feito com bambú, realizado por estudantes de arquitetura da Unb e Voluntário Aluno Leandro Pereira de Agroecologia do IFB.
Se estabeleceu contato com o Instituto Federal de Brasília para incentivar a participação deles com estágios e qualificação do nosso processo formativo em agroecologia, vendo as possibilidades para motivar e vincular à comunidade aos programas de formação técnica, tecnológica e que o IFB oferece. Se espera também com esta parceria tornar o espaço do Raios como proposta de referencia formativa e participativa em agroecológia e horta comunitária.
Finalmente uma importante parceria se realizou Instituto Girasol quem já desenvolve um projeto de horta comunitária em São Sebastião e que apoiará os cursos de horticultura em nosso espaço do Raios de Luz e processos de intercâmbio e oficinas de aprendizagem.