Casa Cidades

Série de capacitações em moradia sustentável teve início em Raposa

No último final de semana, dias 10 e 11 de novembro, iniciou-se série de Oficinas do Projeto Arquitetas em Casa, de iniciativa do Instituto Maranhão Sustentável no âmbito do Programa CASA Cidades. O "Arquitetas em Casa" tem o objetivo de contribuir para garantir direito à moradia digna, segura e sustentável para famílias do município de Raposa, Região Metropolitana de São Luís e tem coordenação da bióloga MSc. Luzenice Macedo, presidenta do Instituto Maranhão Sustentável.

DSCF6786

O projeto, iniciado em agosto de 2018 com o apoio do Fundo Socioambiental CASA, pretende contribuir para garantir direito à moradia sustentável, segura e digna para as comunidades de Raposa, sensibilizando-as quanto ao tema da sustentabilidade e disseminando conhecimento necessário para ampliar eficácia de reformas e construções, a partir das técnicas de arquitetura bioclimática e ecotecnologias. Para isso, conta com equipe multidisciplinar envolvendo arquitetas, assistente social, comunicadores, bióloga, mobilizadora e monitores estudantes.

DSCF6788

Para sensibilizar e mobilizar os beneficiários desenvolveu-se conversas e reuniões com grupos beneficiários prioritários: mulheres, autoconstrutores e famílias com moradias precárias para sensibilizar sobre a importância do projeto, que envolve temas em arquitetura e urbanismo e meio ambiente em prol da construção de moradias mais dignas.

As capacitações, em teoria e prática, demonstrarão a viabilidade de promover melhorias qualitativas nas habitações (interna e externa) promovendo melhores condições de umidade, iluminação, acústica, conservação, térmica, mobilidade, revestimento, dimensionamento, entre outros; capacitando para a incorporação de novos materiais de construção, a partir do reuso e reciclagem, para revestimentos de pisos, áreas molhadas e de cobertura, mais acessíveis e de baixo custo sob a mentoria da arquiteta Dra. Sanadja Medeiros.

edit4

O primeiro curso ofertado foi o de "Teoria e Prática em Arquitetura Bioclimática" e abordou conceitos e vivências que contribuem para que se reveja os modelos de habitação, incorporando a observação da climatologia local e a necessidade de se conservar o meio ambiente, propiciando maior conforto climático e conservação ambiental.

Mais informações no telefone (98)98246-7413.

Author image
Raposa Website