Casa Cidades

Projeto Pedala Queimados participa do Shimano Fest em São Paulo

O projeto Pedala Queimados foi convidado a participar do Shimano Fest 2018 em São Paulo, um dos maiores eventos sobre bicicleta do Brasil que traz as maiores novidades do setor e também recebe projetos sociais relacionados a temática da bicicleta.

O coordenador do projeto, Carlos Leandro de Oliveira, representou a iniciativa no evento e trouxe junto a Dulce, uma bicicleta com quadro feito de bambu que serve como exemplo de que é possível construir bicicletas fortes e funcionais com a utilização de materiais alternativos. Mesmo se tratando de um evento voltado para alta tecnologia e bicicletas muito caras, a Dulce acabou roubando a cena e chamando muito a atenção dos participantes.

41968596_671048233275412_2466287937826848768_n

O Pedala Queimados irá arrecadar bicicletas abandonadas para traze-las de volta a vida, promovendo oficinas de mecânica e disponibilizando estas bicicletas para a população. O projeto está sendo desenvolvido na periferia do município de Queimados onde apenas 4% da população utilizas bicicletas para se locomover. A idéia é estimular a utilização da bicicleta e também apresentar uma nova profissão aos jovens participantes da oficina.

Carlos também foi convidado a representar no futuro o projeto Pedala Queimados em uma capacitação que será promovida pela Eureka Cooworking, para desenvolver a segunda etapa do projeto que tem como objetivo capacitar jovens da Baixada Fluminense para a construção de bicicletas com quadro de bambu. Segundo Carlos: “O apoio do Fundo CASA abriu espaço para novas oportunidades e elas continuam aparecendo cada vez mais”.