Casa Cidades

CCPJO e os Hortelões da Lagoinha

O coletivo “ Hotelões da Lagoinha” é uma iniciativa de moradores da cidade de Belo Horizonte que acredita na produção natural de alimentos saudáveis. Na ocupação criativa da cidade e no poder transformador da organização comunitária. Através da prática da agroecologia no cultivo de hortas urbanas o coletivo criou um espaço educativo e acolhedor onde se planta ervas, temperos, saberes, frutas, legumes, com café e muita prosa boa.
A primeira e Horta se chama ***“ Quintal do Sô Antônio”***, pois acreditamos que um quintal na cidade é necessário para oxigenar a metrópole. Esse quintal é uma forma potencializar o desejo e construção de uma cidade mais verde, mais uma humana guiada pela sabedoria da natureza.
O “Quintal do Sô Antônio” é fruto de boas “plantações” e desejos de estar perto da nossa mãe, mãe terra. A Casa Pai Jacob do Oriente ¹, esteve presente durante todo o processo e contribuiu com os saberes e costumes tradicionais do povo de axé. Além de ter dado auxílio nas diversas plantas e ervas de poder, que foram plantadas na circularidade das mandalas, exercitando a “Oralidade”, os hortelões escutaram o povo e contemplaram, observaram como a terra queria, e fizeram de forma alegre o quintal do “Sô Antônio.
A inauguração do Quintal será nesse sábado dia 22/09/2018 ás 17:00 rua, Francisco Soucasseaux, nº: 8 Lagoinha ( Ref; ao lado da Av. Antônio Carlos) horas venham celebrar junto ao povo da Lagoinha esse reencontro de raizeiras, benzedeiras, parteiras e povo de axé.

(A.R.C.A Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente) ¹ - Situada no bairro Lagoinha desde a década de 60, a Casa é um importante ponto de referência cultural e espiritual da capital mineira.
A-BENC-A_cartaz_final