Casa Cidades

Oficina de compostagem e plantio no Projeto Capoeira da Gia!

Finalizamos o ano de 2018 com uma rica oficina de compostagem e iniciamos 2019 com uma oficina de plantio muito produtiva no Projeto Capoeira da Gia!

É muito gratificante o entusiasmo que as crianças do Buraco da Gia lidam com a terra. Alguns relataram que já fazem compostagem em suas casas e outros se animaram ao saber que os restos de alimentos orgânicos podem voltar para o solo e ajudar no crescimento de novas plantinhas que podem nos alimentar novamente, fortalecendo um ciclo perfeito, sem geração de resíduos.

Na oficina de compostagem, os alunos e pais compartilharam um lanche com diversas frutas e depois aprenderam a montar composteiras domiciliares com baldes de manteiga reutilizados. Dois pais de alunos levaram para casa as composteiras produzidas na oficina. Já na oficina de plantio, os alunos da capoeira separaram em suas casas recipientes plásticos para serem utilizados na oficina como vasinhos de planta. As crianças conheceram as mudas de alecrim, orégano, tomilho, arruda, onze horas e cravina, aprenderam sobre os benefícios de cada uma delas, escolheram algumas e plantaram em seus recipientes reutilizados.

20190120_105613_HDR

A oficina de plantio aconteceu num local chamado pela comunidade de "Torre". O espaço, que fica num ponto central da comunidade, tem várias plantas e já é cuidado pelos moradores, além de ser utilizado pelas crianças para divertimento. Entretanto, muitas vezes, são deixados resíduos que desvalorizam o espaço. Durante a atividade, os moradores, alunos e pais do Grupo se comprometeram a pensar em estratégias para cuidar cada vez mais do espaço e transformá-lo em um lugar de atividades para a comunidade, por meio de pintura, mais organização das plantas e da realização de aulas de capoeira no local.

20190120_102116_HDR

20190120_100214_HDR