Casa Cidades

Entenda de onde vem e quais os temas dos 150 Projetos apoiados pelo Programa CASA Cidades

O Programa CASA Cidades abrange 10 regiões metropolitanas (RM) e 33 cidades, que tem como foco o tema Cidades Sustentáveis.

São 150 grupos que formam uma rede nacional, que vai de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Belém do Pará. Uma rede bem representada na região sudeste, que tem 15 cidades envolvidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (5 cidades em cada uma das RMs), mas que se multiplica pelas outras 7 regiões contempladas, conforme mostra o gráfico abaixo:

A RM de Recife tem 3 municípios envolvidos no Programa CASA Cidades e é o grande destaque em número de projetos apoiados, com 31 projetos. Com 8 projetos apoiados, Belém envolveu, além da capital, mais um município da sua RM. O gráfico abaixo mostra a representatividade de cada uma das RMs no total de projetos contemplados.

Apesar de todos os projetos apoiados pelo Fundo Socioambiental CASA neste Programa CASA Cidades ter como tema principal Cidades Sustentáveis, as ações específicas destes 150 projetos são distintas e complementares na construção de uma cidade sustentável. Assim, para construir uma cidade mais sustentável, muitos projetos apoiados têm suas ações voltadas para Participação Social e o Fortalecimento Comunitário . Algumas outras temáticas emergem em ambientes urbanos, como Consumo Sustentável e Agricultura Urbana & Segurança Alimentar.

O gráfico abaixo mostra a representatividade de cada uma áreas de atuação trabalhadas pelos apoiados no Programa. É importante sabermos que cada projeto apoiado pode ter mais de uma área de atuação trabalhada.

Author image
Sobre Laura Gurgel