Casa Cidades

Entenda de onde vem e quais os temas dos 150 Projetos apoiados pelo Programa CASA Cidades

O Programa CASA Cidades abrange 10 regiões metropolitanas (RM) e 33 cidades, que tem como foco o tema Cidades Sustentáveis.

São 150 grupos que formam uma rede nacional, que vai de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Belém do Pará. Uma rede bem representada na região sudeste, que tem 15 cidades envolvidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (5 cidades em cada uma das RMs), mas que se multiplica pelas outras 7 regiões contempladas, conforme mostra o gráfico abaixo:

Captura-de-Tela-2018-08-02-a-s-12.11.23

A RM de Recife tem 3 municípios envolvidos no Programa CASA Cidades e é o grande destaque em número de projetos apoiados, com 31 projetos. Com 8 projetos apoiados, Belém envolveu, além da capital, mais um município da sua RM. O gráfico abaixo mostra a representatividade de cada uma das RMs no total de projetos contemplados.

Captura-de-Tela-2018-08-02-a-s-12.13.53

Apesar de todos os projetos apoiados pelo Fundo Socioambiental CASA neste Programa CASA Cidades ter como tema principal Cidades Sustentáveis, as ações específicas destes 150 projetos são distintas e complementares na construção de uma cidade sustentável. Assim, para construir uma cidade mais sustentável, muitos projetos apoiados têm suas ações voltadas para Participação Social, Fortalecimento Comunitário e Construção de Capacidades, seguidos de perto por Consumo Consciente. Algumas outras temáticas emergem em ambientes urbanos, como Mobilidade Ativa e Saneamento.

O gráfico abaixo mostra a representatividade de cada um dos temas secundários trabalhados pelos apoiados no Programa. É importante sabermos que cada projeto apoiado pode ter mais de um tema secundário trabalhado.

Captura-de-Tela-2018-08-02-a-s-12.19.55

Author image
Sobre Laura Gurgel