Casa Cidades

Encerramento e celebração do Curso de Design Pemacultural PermaSampa - ZN com Jongo do Coreto na Comunidade Cultural Quilombaque

O Curso Gratuito de Design Permacultural (PDC) na Zona Norte de São Paulo realizado pelo Coletivo PermaSampa, em parceria com a Comunidade Cultural Quilombaque, Grupo Sambaqui e Espaço Cultural Jd Damasceno, teve seu último módulo encerrado nos dias 24 e 25 de novembro.

O sábado começou com aula de Design Social Regenerativo, Governança Comunitária, autogoverno e metodologias de tomada de decisão com Ivy Frizo e José Soró. Aula de Sistemas Econômicos: economia solidária e criativa, cooperativismo e consumo consciente com Jaison Pongiluppi e Julio Avanzo.

Educadores

No domingo aconteceram as apresentação dos projetos finais de design permacultural, elaborados para o espaço e entorno da Comunidade Cultural Quilombaque Perus, com uma banca composta por educadores e ex-alunos do Coletivo PermaSampa, entre eles Nádia Recioli, Julio Avanzo, Vinicius Pereira, Arianne Azevedo, Lincohn Zap, Cleyton Cardoso e a coordenadora pedagógica Andressa Capriglione.

46492710_2156993201284133_1530399681966768128_n

Os projetos alcançaram resultados surpreendentes. Foram propostas extremamente cuidadosas com a escuta das necessidades do local, e trazendo como solução diversas alternativas e técnicas permaculturais contempladas, incluindo telhado verde, cisternas, banheiros secos, compostagem, espiral de ervas, recuperação de mata ciliar, jardins de chuva, espaços de brincar-aprender, tratamento de águas cinzas, vermifiltro, entre muitas outras.

47119806_2345999595725744_4326128546452865024_n

E então compartilhamos o último almoço do curso, preparado carinhosamente pela Raquel Blaque da Creative Commes com pratos e utensílios feitos a partir da bananeira pelo pessoal do Do Estradão. E seguimos para a festa, incentivando a economia colaborativa e solidária com comidas e bebidas à venda pelo Quilomboteco, a presença do Lucas Ciola com a feirinha dos produtos do MST e uma feira de trocas de roupas, livros e acessórios, organizada pelos próprios participantes do curso.

A celebração prosseguiu até o amanhecer com a presença do grupo do Jongo do Coreto, da Comunidade Cultural Quilombaque Perus. Abençoando o novo ciclo, com participação da Rosângela Macedo Macedo e Marina Piranga do Grupo Sambaqui e, quem mais quisesse participar. Agradecemos especialmente a José Soró, Valmir Sant'anna, Almir Moreira, Cleiton Ferreira, Dede, Camila, Nanda Nascimento e Suêrda por ancorarem a energia dos Queixadas, com acolhimento nos ensinarem a jongar, a resistir e a seguir na transformação que acreditamos.

jongo

Permanecemos na presença daquela energia mágica e abundante daquele fim de semana e de todos os momentos vividos durante esse PDC-ZN, para seguirmos cultivando a realização de tudo o que acreditamos, com o grande ensinamento da firmeza permanente!

Sempre nos lembraremos de agradecer àqueles que abriram as portas de seus espaços tradicionais da ancestralidade paulista para receber-nos e estabelecer essa linda parceria que só cresce a cada encontro: Espaço Cultural Jd.Damasceno, Grupo Sambaqui e Comunidade Cultural Quilombaque! E aos parceiros e apoiadores: Instituto Casa da Cidade, ao programa Casa Cidades, Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental Caixa e Fundação OAK, por tornarem este projeto possível e real!

Seguimos juntas e juntos, rumo a um outro mundo possível!

lol

Desenho realizado pelo Fabio Barbosa (Lol), um dos permacultores formados neste curso, integrante do Coletivo Samba do Bowl.

Author image
São Paulo Website