Casa Cidades

Começou o Curso de Design Permacultural Gratuito do Coletivo PermaSampa na Zona Norte de São Paulo!

Este é o oitavo PDC oferecido pelo Coletivo PermaSampa em parceria com o Instituto Casa da Cidade, o primeiro PDC Gratuito realizado pelo coletivo. De 22 de setembro a 24 de novembro, a iniciativa acontecerá em parceria com Grupo Sambaqui, Quilombaque Perus e Espaço Cultural Jardim Damasceno, espaços da Zona Noroeste da capital paulista, que já vêm trabalhando questões relacionadas a regeneração socioambiental das nossas cidades a partir das periferias. Acreditando nessa potência, o curso aborda temas como o uso sustentável da água, saneamento ecológico, energias renováveis, cultivo de alimentos orgânicos, agrofloresta, bioarquitetura, etc.

O processo de seleção para as 40 vagas do curso, privilegiou lideranças comunitárias e moradores do entorno dos locais envolvidos, com potencial de multiplicar os conhecimentos adquiridos e real intenção de atuação onde habitam. São agentes comunitários, professores da rede pública de ensino e diversos atores sociais que participam de hortas coletivas, ações para jovens e crianças, manifestações culturais, entre outras.

unnamed

O primeiro módulo do curso começou neste sábado no Grupo Sambaqui, com uma contextualização da permacultura e seus princípios, apresentados pelas permacultoras Nádia Recioli, Andressa Capriglione, Marjory Mafra e Rosângela Macedo. Na sequência o Vinicius Pereira abriu o conteúdo sobre água, falando sobre ciclos e conceitos, introdução às técnicas de captação, infiltração, filtragem, águas cinzas e escuras, e banheiro seco.

42406282_2113006472349473_6064002859945426944_n

No domingo o Guilherme Castagna começou o dia aprofundando o conteúdo de água, dando continuidade aos conceitos de água na paisagem e no design permacultural, e aquicultura. O permacultor Claudio Alfaro finalizou o dia falando sobre aquaponia e fazendo uma demonstração de como construir um sistema aquaponico. Recebemos também a visita ilustre da Adriana Galbiati permacultora residente em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

42446439_2113011935682260_3193477633920729088_n

O que nos deixou mais felizes foi que a galera além de captar o conteúdo, já começou a tirar várias dúvidas para se jogar no conhecimento e começar a interagir com esse elemento tão precioso para todos nós! E é só o começo!

Sobre o Coletivo PermaSampa:

Desde 2015, o Coletivo PermaSampa em parceria com o Instituto Casa da Cidade realiza PDCs no meio urbano que buscam fomentar a autonomia, regeneração ambiental, conexão, descentralização e fortalecimento da rede local. A partir da capacitação dos participantes para planejar territórios com impacto socio-ambiental positivo, através da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos. São mais de 250 pessoas formadas, dentre estas 35 com vagas sociais, que além de se formarem permacultores, se sentem incentivados a atuar na cidade, encantados com a possibilidade de transformá-la em um lugar melhor para se viver.

Author image
São Paulo Website