Casa Cidades

[Corrida Amiga] Atividades de Setembro

A Corrida Amiga se empenha diariamente em difundir o Transporte a Pé à todas as pessoas e em todas épocas do ano. Nossas ações, buscam destacar os meios de transporte ativo, principalmente o transporte a pé e como incluí-lo em nossas vidas é positivo para nós e para a cidade.

Isso é feito de modo lúdico e ao mesmo tempo reflexivo ao alertar todos os obstáculos e dificuldades que encontramos ao nos locomovermos a pé por São Paulo.
Mesmo que nossa missão de inspirar o transporte a pé seja realizada o ano inteiro, o mês de setembro teve um gostinho especial por se tratar do Mês da Mobilidade. Nossas demandas por ações foram ampliadas e conseguimos alcançar um número ainda maior de ações e nos mais variados contextos.

O mês iniciou com a Virada da Educação na EMEI Angelo Martino, escola localizada no Bixiga que constantemente nos ensina como trabalhar mais e melhor com escolas que empregam na sua grade curricular o “território educativo”.
180901-Bonde-a-P--Virada-da-Educa--o-Angelo-Martino_Silvia--8-

O bonde a pé tinha como destino o Museu da Memória do Bixiga, o MUMBI, local que contém muita história e memórias significantes do Bairro. Realizamos outro Bonde a pé com a EMEI no mês da mobilidade, dessa vez com o destino até a Casa da Dona Yayá, um casarão com uma história sensível e ao mesmo tempo um símbolo da arquitetura paulista. Ao todo foram impactadas diretamente 85 pessoas, entre crianças, professoras e voluntários.

181928_Bonde_a_P-_Angelo_Martino_Casa_Dona_Yaya_Mity--23--1
181928_Bonde_a_P-_Angelo_Martino_Casa_Dona_Yaya_Carolina_Brej-o--13-

No campo universitário, compomos a mesa da Virada da Mobilidade no Mackenzie, ao lado da arquiteta Meli Malatesta (Pé de Igualdade) e da Hannah Machado (Bloomberg). O objetivo era uma mesa de debate sobre a Importância de Políticas Públicas para a Mobilidade Ativa, e através da nossa experiência, contamos como as frentes de trabalho da Corrida Amiga colabora na prática do tema.

WhatsApp-Image-2018-10-18-at-09.42.20-1

Já na Semana Aberta de Gestão Ambiental (SAGA), foi ressaltado o tema da mobilidade ativa, para cerca de 70 alunos, através da discussão da Mobilidade Urbana e Direito à Cidade.