Casa Cidades

Projetos de todo o Brasil com o tema 'Agricultura Orgânica & Agroecologia' trocam melhores práticas e falam sobre os desafios dos seus projetos.

No dia 12 de março, terça-feira, mais de 15 projetos apoiados pelo Programa CASA Cidades ligados a temática "Agricultura Orgânica & Agroecologia" participaram de um call para falar sobre melhores práticas e desafios dos seus trabalhos em cada Região Metropolitana. Além dos gestores dos projetos apoiados, o call também contou com a presença de vários articuladores locais.

Durante o call assuntos como mobilização da comunidade, articulação com políticas públicas, comunicação, parcerias com outras organizações e educação foram bastante debatidos entre os participantes. Destacando algum desses assuntos, a relevância social da agroecologia como impulsionador da subsistência de pequenos produtores rurais foi colocada como peça-chave dos projetos.

O caráter educativo da agroecologia também foi bastante destacado entre os participantes, que relataram a importância das unidades de produção agroecológica nas comunidades para servirem como exemplo e mostrarem que é possível produzir alimentos sem insumos artificiais e prejudiciais a saúde. A conscientização da população à respeito da importância de comprar do pequeno produtor de alimentos orgânicos e agroecológicos também é um aspecto decisivo para os projetos que atuam nesta temática.

Outro ponto destacado foi a importância de projetos e iniciativas que atuam para fortalecer o escoamento dessa produção, seja através de feiras, pontos e cestas de distribuição. Esse é um aspecto imprescindível para que o ciclo agroecológico funcione e para que os produtores de agricultura orgânica sigam focados na qualidade dos alimentos.

Todos os projetos participantes trabalham em parcerias com outras organizações, principalmente no âmbito público, como universidades, órgãos do governo e instrumentos de política pública, mas também com outras organizações da sociedade civil, em consonância com redes nacionais do setor, deixando claro a importância das redes e parcerias para a sustentabilidade dos projetos.

A mobilização da comunidade, sem dúvida, foi destacada como um dos maiores desafios dos projetos, assim como a sensibilização dos produtores rurais para a adesão das técnicas agroecológicas. Alguns projetos compartilharam como aprendizado a importância de estar sempre próximo daqueles que serão beneficiados, ouvindo-os e auxiliando-os a encontrar soluções que façam sentido para eles.

Um dos principais objetivos dos call temáticos é criar uma rede nacional, entre as regiões metropolitanas, de intercâmbio de experiências e saberes para o fortalecimento das organizações e, consequentemente, dos projetos. Esse é o primeiro passo para que essa rede torne-se ainda mais forte e atuante no Programa CASA Cidades e para além dele.

Author image
Sobre Laura Gurgel