Casa Cidades

Licor de Açaí - Rede Bragantina começa o lançamento dos novos rótulos da sua produção artesanal

O Licor

A cultura do licor veio da Europa junto com os colonizadores e foi amplamente difundia no Brasil, onde as famílias, ainda hoje, costumar tomar pequenos cálices após as refeições. Uma excelente opção para compor a ceia natalina e a comemoração da chega do novo anão.
Os licores são bebidas digestivas que estimulam o suco gástrico, servidos logo após a sobremesa, são destinados a facilitar a digestão e aplacar o mal estar causado por eventuais excessos à mesa.

IMG-20181203-WA0210

O sabor Açaí

O açaí é considerado um superalimento por ser uma das fontes mais ricas de antioxidantes, sendo muito utilizado para fazer bebidas, geleias, doces, sorvetes e licores.

O açaí possui propriedades antioxidantes, depurativas, estimulantes e anti-inflamatórias, possuindo, assim, diversos benefícios, como:
Previne o envelhecimento: devido às suas propriedades antioxidantes, o açaí é capaz de eliminar os radicais livres evitando o envelhecimento precoce;
O açaí possui propriedades antioxidantes, depurativas, estimulantes e anti-inflamatórias, possuindo, assim, diversos benefícios, como: fortalece o sistema imune, melhora o sistema cardiovascular, melhora o funcionamento do intestino e o combate à anemia.

O cultivo

Neste lote a produção é proveniente, principalmente da comunidade quilombola de Pimenteira no município de santa Luzia do Pará. Onde moram aproximadamente 32 (trinta e duas) famílias. Os açaizais são nativos a associação tem uma área de manejo coletiva. A colheita tem início em novembro e finda no mês de março.

O lançamento

O novo rótulo vai ocorre durante a feira de Artes Sabores e Agrobiodiversidade evento organizado pela loja solidária Café em Rede em parcerias com redes de comercialização e empreendimentos de artesanato, artes e moda além da alimentação regional.

A agrobiodiversidade é o conjunto de espécies da biodiversidade utilizada pelas comunidades locais, povos indígenas e agricultores familiares. Estas diferentes comunidades conservam, manejam e utilizam os seus diferentes componentes.

A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, trabalha com princípios e práticas da agricultara familiar, agroecologia, produção orgânica e economia solidária, valorizando os saberes e a cultura dos povos do bioma Amazônico, visando desenvolver e fomentar ações coletivas de produção, comercialização e consumo consciente, com homens e mulheres do campo e da cidade.

Esta é mais uma ação que conta com o apoio do projeto Produção e Consumo Sustentável: Aliança Campo & Cidade para uma Comercialização Solidária do campo a mesa, financiado pelo Fundo Casa/Fundo Socioambiental Caixa com o apoio do Instituto Vitória Régia e da Rede Amazônica dos Fundos Solidários.

Através do projeto prevemos a implantação de estratégias de marketing e gestão da comercialização para a elevação da renda dos agricultores familiares.

O encerramento da programação contará com um tributo ao sempre solidário Ademar Bertucci que dedicou sua vida ajuadar na organização de iniciativas de empreendiementos economicoa solidários e de maneira especial os Fundos Rotativos Solidários.

Serviço

Dia 07 de dezembro de 2018, sexta feira, das 16h às 21h, em sua loja Café em Rede, Tv Lomas Valentinas,1126, bairro da Pedreira, Belém - PA, durante a feira de Artes e Sabores e da Agrobiodiverdade.