Casa Cidades

Rodada de Articulação na RMBH

Seguindo no desafio e compromisso de potencializar a ação em rede nos 16 projetos apoiados pelo Fundo Casa na RMBH, a Rede de Intercambio de Tecnologias Alternativas, articuladora local, iniciou uma rodada de visitas aos projetos nos seus territórios. A proposta foi articular as visitas com ações realizadas pelos grupos, buscando conhecer e sistematizar metodologias a serem compartilhadas entre as/os apoiadas/os.

Nessa primeira etapa, realizada no mes outubro, foram realizadas 5 vistas, contemplando 6 projetos. Segue um pouco de nossa caminhada...

Estivemos no 4° modulo da oficina de Bambu para mulheres do projeto da Arquitetura na Periferia em parceria com o CERBAMBU.

Participamos da reunião mensal do projeto “Mãos unidas” no município de Itaguara. Com a metodologia de mutirões o grupo está ocupando e realizando a melhoria do espaço da Associação Comunitária e da cozinha coletiva do grupo de mulheres.

Visitamos um dos espaços do projeto “Bem Composto” no município de Nova Lima, o grupo tem desenvolvido o trabalho da compostagem com resíduos orgânicos e através do apoio do Fundo Casa tem se dedicado a experimentações de tecnologias sociais. Um destaque é a composteira móvel construída de palletes e que deverá ser replicada em escolas e instituições com pequeno espaço físico.

Realizamos uma reunião de articulação com dois projetos apoiados na cidade de Belo Horizonte, a Associação da Juventude e o BH em Ciclo – que na ocasião levou outro importante parceiro o projeto “Nossa Cidade”. O encontro foi realizado no bairro Jardim Felicidade, no espaço da Associação e teve como objetivo aproximar e compartilhar as pautas e metodologia de cada projeto. Como semente do encontro ficou a proposta dos projetos se apoiarem na atividade realizada pela Associação da Juventude, que ocupou e fechou uma rua do bairro para transforma-la numa praça de lazer e preservar uma nascente do local.

No fim da primeira rodada, estivemos no município de Pedro Lepoldo para acompanhar a ação da “ASCAPEL Vai à Escola” desenvolvida pela Associação de Catadoras de Pedro Leopoldo. Com a metodologia do “Muro Inteligente” a associação tem desenvolvido ações educativas e de recolhimento dos resíduos em 14 escolas do município.
Seguimos na costura e fortalecimento das ações em rede da RMBH!

IMG-20181024-WA0085
IMG_3608
20181021_130152
20181018_093211