Casa Cidades

Projetos ligados as temáticas de Assentamento, Habitação e Infraestrutura trocam melhores práticas e desafios.

Na última terça-feira, 26 de março, projetos apoiados pelo Programa CASA Cidades ligados a temática "Assentamento, Habitação e Infraestrutura" participaram de um call para falar sobre melhores práticas e desafios dos seus trabalhos em cada Região Metropolitana. Além dos gestores dos projetos apoiados, o call também contou com a presença de vários articuladores locais.

Durante o call assuntos como mobilização da comunidade, articulação com políticas públicas, comunicação e parcerias com outras organizações foram bastante debatidos entre os participantes. Destacando algum desses assuntos, a mobilização social pareceu um assunto bastante relevante para todos os projetos.

A comunicação também foi bastante destacada como ponto chave entre os participantes, que relataram a importância tanto da divulgação dos projetos, como o aplicativo para compartilhamento de rotas de ciclistas, a Biciflow, quanto de mutirões organizados nas comunidades, à exemplo do projeto Palete Parque. O envolvimento da população nos processos de construção do projeto também é um aspecto decisivo para os projetos que atuam nesta temática, afinal, são beneficiários diretos.

Muitos dos projetos participantes atuam em comunidades que receberam o programa social Minha Casa Minha Vida, seja na melhoria das habitações, com oficinas de móveis sustentáveis, seja na construção de equipamentos coletivos como quadras. Dentro desse contexto, os projetos apoiados relatam ainda a grande importância de se manter e intensificar a articulação com políticas públicas junto aos órgãos do governos municipais, estaduais e federal.

A mobilização da comunidade, sem dúvida, foi destacada como um dos maiores desafios dos projetos. Destacou-se a importância de manter sempre ativo o grupo de mroadores formado para apoiar o projeto, além disso, as ações mão-na-massa tem um maior engajamento do que as rodas de conversas e bate-papos promovidos.

Um dos principais objetivos dos call temáticos é criar uma rede nacional, entre as regiões metropolitanas, de intercâmbio de experiências e saberes para o fortalecimento das organizações e, consequentemente, dos projetos. Esse é o primeiro passo para que essa rede torne-se ainda mais forte e atuante no Programa CASA Cidades e para além dele.

Author image
Sobre Laura Gurgel