Casa Cidades

Parceria Horta da Formiga e Comunidade Nova Vida

Na manhã de sábado, 18 de agosto de 2018, a Vice-Presidente, Laci Hoffmann, e a Secretária da AHCCH, Ana Clara Souza, estiveram visitando a Comunidade Nova Vida, situada no Bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre.

A visita teve por objetivo trocar experiências com os moradores da Comunidade e com alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal da Restinga, no sentido de definir caminhos para a concepção de duas hortas piloto em terrenos da comunidade, com vistas a uma futura replicação dessas hortas nos quintais de cada família.

Foram definidos encontros futuros tanto na Horta da Formiga, quanto no IFRestinga, para deliberação sobre como poderemos encaminhar a preparação dos terrenos e a estruturação de uma primeira composteira para a Comunidade Nova Vida. Os próximos encontros deverão ocorrer entre os meses de Agosto e Setembro de 2018. O primeiro será um mutirão na Horta da Formiga, dentro do projeto aprovado em edital pelo Fundo Casa,que irá possibilitar a reformulação e adequação do terreno ao longo do próximo 1 ano e meio de atividades. Depois nos reuniremos no IFRestinga, junto com alunos e lideranças da Comunidade Nova Vida e da Horta da Formiga, onde todos poderão ver a horta piloto e a composteira do Instituto Federal, para então ter um modelo a seguir na Comunidade.

Agradecemos à amiga Jaira Soares por ter nos levado até a comunidade e nos apresentado aos moradores nessa integração. O encontro foi extremamente produtivo e estimulante para todos, que reconheceram o potencial social da concepção de hortas coletivas para a Comunidade Nova Vida e para a cidade de Porto Alegre!

fundocasa #casacidades #hortadaformiga