Casa Cidades

Organizações se reúnem e formam rede de projetos sócio-ambientais

São 12 iniciativas na Grande Vitória, com o apoio do Fundo CASA, que estão realizando ações voltadas para a melhoria da qualidade vida na cidade, preservação ambiental e reuso de materiais. As conexões objetivam otimizar recursos humanos e materiais e fortalecer os laços entre as organizações.

Produzir 10 mil mudas e plantar cinco mil espécies nativas da Mata Atlântica em áreas degradadas e de nascentes, reutilizar o óleo de cozinha para produzir sabão, humanizar o espaço de descanso dos catadores de materiais recicláveis, implantar hortas comunitárias e ampliar os cuidados com as áreas verdes dos bairros a partir da ação das crianças moradoras. E realizar todas estas ações através de uma rede com conexões que permitam ampliar o seu alcance, além somar recursos humanos e materiais para qualificar o resultado final.

Este propósito está reunindo 12 organizações sócio-ambientais da Grande Vitória que tiveram projetos aprovados pelo Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis – CASA Cidades – do Fundo Socioambiental CASA em 2018. São propostas voltadas para a preservação ambiental, segurança alimentar e desenvolvimento comunitário e humano principalmente.

“Com a soma de esforços, de conhecimentos e a troca de experiências, estas organizações estão ampliando o alcance de suas ações, estabelecendo novas parcerias com outros grupos que contribuem com o trabalho e otimizando seus recursos. Também estão identificando suas dificuldades e buscando, coletivamente, solucioná-las”, afirmou a articuladora Denise Biscotto.

Parcerias entre os projetos

Uma das muitas conexões estabelecidas entre os projetos da Região Metropolitana da Grande Vitória, apoiados pelo Fundo CASA, podemos destacar a Associação de Micro e Pequenas empresas de Nova Rosa da Penha (AMPE) que já adquiriu equipamentos para o fortalecimento de duas feiras que acontecem na pracinha do bairro. Uma das parcerias da AMPE é com o projeto do Plano Habitar, um coletivo formado por jovens arquitetos. O time do Plano Habitar vai elaborar uma proposta paisagística para revitalizar e humanizar a praça onde acontece uma das feiras. Em contra partida, a organização contribuirá para a formalização do Plano Habitar, no aspecto legal, contábil e orçamentário.

O coletivo Plano Habitar que está desenvolvendo, em parceria com a Escola EEFM Juraci Machado, o projeto As Crianças e as Cidades, que contempla uma série de ações junto a crianças da comunidade de Barcelona, na Serra, para reconhecer e preservar as áreas verdes da comunidade, estabeleceu também outras ações de conexões entre projetos apoiados pelo Fundo CASA: com o Palete Parque que irá realizar intervenção física de melhoria da entrada da escola no esquema mutirão e com a Organização Social Muda, que também integra a Rede de Apoiados do Fundo CASA, o Plano Habitar conseguiu a doação de 500 sementes e a indicação de instruções de plantio e cuidados que foram utilizadas na lembrancinha distribuída em evento da escola, confeccionada pela equipe (pirâmide contendo sementes com as instruções sobre como plantar e cuidar delas e informações curtas sobre o projeto a ser desenvolvido).

Parcerias com outras organizações

Além da conexão entre os projetos apoiados pelo Fundo CASA, as organizações também estão ampliando suas parcerias com outras organizações. Através destas conexões, por exemplo, a organização Muda, que está implantando o projeto Viveiro Comunitário em Cariacica para a produção de 10 mil mudas de espécies nativas da mata atlântica, já está trabalhando com os Trilheiros, um grupo de caminhantes, que vai colaborar no plantio de duas mil mudas em diversos espaços.

A primeira ação concreta já aconteceu no Parque da Fonte Grande em Vitória, onde foram plantadas 150 mudas nativas de diversas espécies.

A entidade também trabalha com Paróquia Bom Pastor, de Campo Grande, que cedeu o terreno para implantar o viveiro. Criou a função do zelador ambiental, que são moradores que vão colaborar no plantio das mudas em seus próprios quintais, e que depois serão reunidas no viveiro. Já são cerca de 10 zeladores em todo o município. E também agregou o grupo de Teatro Motim que colabora com as ações de educação ambiental realizadas em Cariacica.

Outro exemplo vem da AMPE de Central Carapina, de Serra. Com o apoio vindo da Fundação, a entidade já está produzindo mensalmente mais de 300 barras de sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado. Para isso está contando com a colaboração de diversos parceiros para a coleta, transporte e comercialização do produto, entre eles a Associação de catadores de materiais recicláveis Abrasol e o Banco Comunitário Abrasol, do bairro Planalto Serrano.

As relações afetivas e de confiança nas interações entre projetos fomenta a captação de recursos para a conquista de melhores oportunidades e resultados, oferece a possibilidade de troca de produtos, serviços, informações, capacitações que podem viabilizar o acesso das entidades participantes a produtos e serviços de qualidade.

Dentre as propostas aprovadas tem ainda o desenvolvimento de hortas e jardins nas comunidades, incentivo à coleta seletiva, restauração e recuperação de área pública que sem intervenção do poder público, está abandonada e começa a ser ocupada indevidamente, além da segurança alimentar.
foto-not-cia-1

Recuperlixo

Organizações e projetos parceiros do Fundo CASA na Grande Vitória:

Árvore Casa Das Artes – Desenvolve o projeto Morro Vivo incentivando o desenvolvimento de horas e jardins verticais na comunidade do Morro da Piedade e Romão, em Vitória;
Associação das Micro e Pequenas Empresas de Nova Rosa Da Penha, Cariacica (AMPE-NRP) – Fortelecimento de duas feiras de negócios do bairro, estimulando assim o empreendedorismo, o consumo local e o uso da moeda social da comunidade, a moeda ROSA, além da coleta seletiva de materiais reciclávies;
Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Grande Central Carapina, Serra – Implantação do projeto de utilização do óleo de cozinha usado na produção de sabão ecológico;
Associação Dos Catadores de Materiais Recicláveis e Economia Solidaria (Recuper-Lixo), do Município da Serra – Projeto de fortalecimento dos catadores através da capacitação em relações humanas, gestão econômico-financeira e, desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado;
Clube Pé de Planta – Projeto Reencantando Lugares via Agricultura Urbana que pretende desenvolver projetos de hortas comunitárias e preservação ambiental no bairro Jardim Tropical, na Serra.
Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde – IDEGES – Projeto Jardins e Hortas Orgânicas Sustentáveis que serão implantados em três escolas públicas e suas respectivas comunidades, no município da Serra;
Instituto Verde Vida - Fortalecimento do Banco de Alimentos do “Supermercado Solidário” utilizados na troca de Óleo de cozinha usado e materiais recicláveis junto as famílias em situação de vulnerabilidade na Bacia do Rio Aribiri, em Vila Velha.
Levante Popular da Juventude ES - Projeto Por uma vida mais saudável, Consciente e Coletiva que será desenvolvimento em parceria com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e comunidades da Serra visando a segurança alimentar;
MUDA – Movimento Unificado de Desenvolvimento Alternativo – Projeto Viveiro Comunitário para a produção de 10 mil mudas de espécies da mata atlântica que serão utilizadas na recuperação ambiental de áreas degradadas do município, além de diversas ações de consciência ambiental.
Núcleo de Atendimento à comunidade Articulada e Organizada – Grupo Nação – Projeto O Juburu em Eco-Ação cujo objetivo é desenvolver ações de intervenção em três pontos viciados de lixo na comunidade de Jaburu, em Vitória, e transformá-las em locais a serem utilizados pela comunidade;
Palete Parque – Projeto Formação Urbanística através da Coletividade que promove a restauração e recuperação da praça da comunidade Vista Dourada, em Cariacica, uma área pública que sem intervenção do poder público, está abandona e começa a ser ocupada por indevidamente;
Plano Habitar – Projeto As Crianças e as Cidades, desenvolvido por um grupo de arquitetos urbanistas que objetiva desenvolver uma série de ações junto a crianças da comunidade de Barcelona, na Serra, para reconhecer e preservar as áreas verdes da comunidade;
Mais informações:
Denise Barbieri Biscotto – 27 98118-7676
Marina Filetti – 27 98848-4304