Casa Cidades

"Arquitetas em Casa" realiza oficina sobre novas ecotecnologias de construção

A segunda oficina ofertada pelo Instituto Maranhão Sustentável abordou, de forma teória e prática, técnicas de construção sustentável utilizando taipa de pilão e cimento.

A busca por soluções sustentáveis e de baixo custo são algumas das motivações para a procura da capacitação em ecotecnologias no último fim de semana em Raposa, cidade litorânea maranhense. Os beneciários do projeto puderam aprender através de aulas expositivas, além das práticas de demonstração, a como realizar construção de moradias utilizando taipa de pilão e cimento, técnica que tem sido objeto de pesquisa e inovação pelo Instituto Maranhão Sustentável com a parceria da professora Drª Sanadja de Medeiros.

Os alunos puderam vivenciar a técnica desde a confecção das fôrmas ao bloco final, com feitura de testes de proporção dos materiais utilizados e visita à Casa Sustentável, iniciativa do IMAS que utilizou aplicou a metodologia e procedimentos ensinados.

IMG_20181209_104624617

O "Arquitetas em Casa" tem o objetivo de contribuir para garantir direito à moradia digna, segura e sustentável para famílias do município de Raposa, Região Metropolitana de São Luís e tem coordenação da bióloga MSc. Luzenice Macedo, presidenta do Instituto Maranhão Sustentável. As capacitações, em teoria e prática, demonstarão a viabilidade de promover melhorias qualitativas nas habitações (interna e externa) promovendo melhores condições de umidade, iluminação, acústica, conservação, térmica, mobilidade, revestimento, dimensionamento, entre outros; capacitanto para a incorporação de novos materiais de construção, a partir do reuso e reciclagem, para revestimentos de pisos, áreas molhadas e de cobertura, mais acessíveis e de baixo custo, com equipe multidisciplinar envolvendo arquitetas, assistente social, comunicadores, biológa, mobilizadora e monitores estudantes.

Siga o Instituto Maranhão Sustentável
Instagram: @maranhaosustentavel
Facebook: /imasustentavel
Youtube: /channel/UCKj22l23NhptPyywa6bSpZA
Twitter:/imasustentavel
www.maranhaosustentavel.org.br

Author image
Raposa Website