Catadoras de Materiais Recicláveis se encontraram para discutir questões relacionadas a raça, gênero, direitos humanos, saúde, bem viver e a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. Além disso, fortalecer o movimento de mulheres negras catadoras de materiais recicláveis para que possam atuar como protagonistas na efetivação dos seus direitos, principalmente, os direitos fundamentais que são negligenciados, pelo poder público.
No último dia 16 de agosto de 2018 no Parque São Bartolomeu em Salvador/Ba ocorreu o 1º Encontro das Catadoras de Materiais Recicláveis integrantes de Cooperativas/Associações da Região Metropolitana de Salvador – RMS, promovido pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia – CCRBA e apoio do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, do Instituto da Mulher Negra – ODARA, do Fórum Estadual Lixo e Cidadania – FLC-Ba e da Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE.
Segundo Michele Almeida presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia – CCRBA “o objetivo do evento foi cumprido na medida em que houve uma grande adesão e participação das catadoras de materiais recicláveis debatendo questões relacionadas ao trabalho e principalmente voltados para alcançar melhores condições de vida e garantia de direitos. È importante continuarmos mobilizadas para obter a contratação e remuneração por parte das Prefeituras pelo serviço de coleta seletiva prestados por nós. Foi maravilho ver a mulherada reunida e feliz, finaliza a mesma”.
Vale ressaltar que o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia - CCRBA foi uma das organizações contempladas no Programa CASA Cidades – Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis” criado pelo Fundo Socioambiental CASA com aprovação do Projeto Cuidar das Cidades: Nossa casa comum.
Confira alguns registros do 1º Encontro das Catadoras de Materiais Recicláveis integrantes de Cooperativas/Associações da Região Metropolitana de Salvador –RMS.
na pagina do facebook do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia - CCRBA.