Casa Cidades

Foquinha com as crianças do EMEI Ângelo Martino.

Na quinta-feira, dia 16 de Agosto, a Equipe Corrida Amiga esteve presente na Escola Municipal de Ensino Infantil Ângelo Martino, localizada no bairro Bela Vista.

O intuito da nossa visita foi levar até às crianças a metodologia do foquinha, que tem o objetivo de sensibilizá-las e instigá-las a questionarem a realidade da mobilidade urbana na cidade, com ênfase para o transporte a pé. Tudo se inicia a partir de um primeiro contato, ainda em sala de aula, o qual já fazemos alguns questionamentos sobre elementos inerentes a mobilidade urbana tentando fazê-los refletir sobre acessibilidade e a ideia de que todas as pessoas, em algum momento, são pedestres.

Depois desta primeira etapFoquinha Angelo Martino (1)a, levamos todas crianças para fora da sala de aula, em algum local espaçoso para que possamos montar o circuito com estações que simulam alguns cenários que pedestres se deparam ao se locomover pela cidade. Através de elementos lúdicos e de uma maneira divertida, a ideia é que as crianças possam absorver alguns elementos importantes e intrínsecos à locomoção ativa e a pé em São Paulo, como acessibilidade e cidadania, sempre pautando-se por uma visão crítica e enriquecedora dos problemas e virtudes da cidade.

Por fim, sentados em círculo no meio do circuito do foquinha, os monitores e monitoras da Corrida Amiga fizeram um fechamento da atividade, recapitulando alguns pontos importantes que procuramos evidenciar para as crianças.

A atividade foi realizada no período da tarde, sendo aplicada à três turmas da escola, abrangendo um total de 66 crianças e três professoras que colaboraram para o bom desenvolvimento das dinâmicas.

Esta atividade faz parte de uma série de atuações propostas pela Corrida Amiga ao Programa CASA Cidades e só foi possível graças à disposição e disponibilidade das pessoas voluntárias, Bruno Garcia, Ilso Neres e Mity.

Também agradecemos ao pessoal da EMEI Ângelo Martino, tanto coordenação e professoras bem como as crianças. Trabalhamos para que a nossa parceria continue frutífera e siga crescendo e se fortalecendo.!

EMEIAM

EMEIAM1

EMEIAM3