O dia 15 de dezembro foi um dia histórico pra Revolusolar! Nesse dia, 12 painéis solares foram instalados no telhado da Escolinha Tia Percilia da Babilônia!
Foi o dia para a qual o coletivo da Revolusolar, composta por mais de 20 pessoas trabalhou ao longo de todo 2018! Começamos em fevereiro com capacitações para os moradores de Babilônia e Chapéu Mangueira, e terminamos o ano com 5 instaladores solares do Morro do Leme fazendo seu primeiro treinamento remunerado na Escolinha da comunidade.
As placas solares produzirão quase 6.000 kwh ao ano, o que representa um 65 % do consumo da Escolinha quando funcionava normalmente, de segunda a sexta de manhã e à tarde. Portanto, a Escola deixará de pagar R$ 5.000 ao ano para a concessionária de energia, pudendo investir esse dinheiro em outras atividades educativas e pedagógicas (R$ 125 mil ao longo do projeto).
Atualmente a Escolinha atravessa grandes dificuldades financeiras devido à perda de apoios que garantiam seu funcionamento. Desde a Revolusolar pretendemos apoiar a Escola como instituição importantíssima da comunidade de Babilônia, e promover a chegada de novos apoios que lhe permitam atender 180 crianças como fazia no passado (hoje em dia atende só 30 crianças, 2 dias a semana).
Foram um total de 11 instituições envolvidas nos processos de instalação das placas solares na Escola e das atividades pedagógicas e artísticas com as crianças.
Para a instalação das placas participamos: Revolusolar, Fundo Socioambiental CASA, Caixa Econômica Federal, Oak Foundation, SolarOn, Voltalia, Trinques Arquitetura e WEG Equipamentos Elétricos e Quarto Zero.
Para as atividades pedagógicas e artísticas com as crianças participamos Revolusolar, Escolinha de Arte Urbana e Babilocine.
No dia do evento, entregamos mais de 100 brinquedos para as crianças da comunidade, graças a generosa doação da senhora Ruth e seu filho Biel, que motivou uma campanha de arrecadação de brinquedos na Voltalia, que encheu de sorrisos a criançada local!!
Além disso, tivemos buffet do projeto parceiro Favela Orgânica, atingindo dessa forma a participação de tod@s os projetos que compartilhamos o espaço de coworking Espaço Jardim da Babilônia( Trinques Arquitetura, Quarto Zero, Favela Orgânica e Revolusolar).
Também tivemos música da banda Voltis, dos parceiros da Voltalia!
Além disso, no evento de inauguração das placas tivemos a honra de receber a Solarize Treinamentos Profissionais e a Insolar, que orientaram no começo de 2018 o caminho para capacitar a comunidade local, e são peça importante de este processo.
Por último, tivemos a grande honra de receber no evento ao senhor Luiz Costa, da OCB-SESCOOP/RJ, quem falou sobre valores, oportunidades e princípios do cooperativismo.
Muito obrigado a todxs os envolvidos, e principalmente ao Fundo Socioambiental CASA , por acreditar na Revolusolar e no Morro do Leme, sem vocês nada disto teria sido possível!
A energia é nossa!