Casa Cidades

Encontro de articulação da Região Metropolitana de Porto Alegre

No dia 11 de setembro de 2018 ocorreu a Oficina de Apresentação e Pactuação dos Projetos Apoiados da Região Metropolitana de Porto Alegre. Na ocasião foram realizadas diversas atividades de integração e articulação e troca de informações sobre a execução projetos. O Encontro aconteceu na sede da Associação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo que é uma das organizações apoiadas pelo Programa Casa Cidades.

Na acolhida dos participantes, a Associação do Sopapo apresentou o Ponto de Cultura e suas principais atividades. Na sequencia, as demais organizações apoiadas apresentaram suas ações e socializaram as metodologias e ações programadas nos projetos. Após a apresentação dos projetos a Guayí, que é a entidade articuladora do Programa Casa Cidades na Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentou as ações e a metodologia de articulação de redes. Na etapa final do encontro, os participantes construíram um mapa das suas ações, territórios e eventos públicos que serviu de subsídio para o planejamento das ações de integração entre projetos.

Foi um dia de intensas trocas e planejamento das ações de articulação de redes. Algumas ações concretas de articulação entre os projetos saíram do Encontro. A Rádio Comunitária Ipanema FM organizará toda semana o Programa Cidades Sustentáveis para o qual convidará todas as organizações apoiadas para falar sobre seus projetos e ações. Também foi proposta que cada organização organize um Ponto de Coleta de Resíduos Eletrônicos para a Cooperativa Paulo Freire ampliar sua capacidade de reciclagem. No Encontro, a COOHRREIOS foi convidada para integrar a rede EcoViamão, impulsionada pelo Instituto Federal e que congrega também a Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé e Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas. A Rede EcoViamão articula um conjunto de ações na área de agroecologia, comércio justo, cooperativismo e formação, articulando três Aldeias Indígenas e três Comunidades Quilombolas do município.

Participaram do encontro os representantes dos seguintes projetos: 4 Cabeças Comunicação Criativa, Associação Ação em Movimento, Associação Cultural Rádio Comunitária do Bairro de Ipanema, Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico (AHCCH), Associação de Proteção à Vida (APROVI), Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas, Comunidade Autônoma Orquídea Libertária, Cooperativa de Trabalho Sócio Ambiental Paulo Freire, Rede Industrial de Confecção Solidária (RICS), COMUNICARTE, Cooperativa Habitacional dos Empregados dos Correios e Telégrafos (COOHRREIOS), Levante Popular da Juventude do RS.