Casa Cidades

Encontro de articuladores promove troca de experiências e análise dos primeiros dados

A equipe do Fundo Socioambiental CASA, os 10 articuladores regionais e a SER, organização responsável pelo Observatório de Projetos, se reuniram em Salvador (BA) entre os dias 30/01/2019 até 01/02/2019. O objetivo do encontro foi promover uma troca de experiências entre os articuladores sobre os desafios deste trabalho e apresentar os primeiros resultados do Programa CASA Cidades.

As organizações articuladoras locais são: Laboratório da Cidade (Belém), Associação Ateliê de Ideias (Vitória), Casa Fluminense (Rio de Janeiro), Centro das Mulheres do Cabo (Recife), Guayí (Porto Alegre), Forum Carajás (São Luís), Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (Belo Horizonte), UNAS (São Paulo), GAMBÁ – Grupo Ambientalista da Bahia (Salvador) e Centro de Estudos e Assessoria – CEA (Brasília).

articuladores-janeiro-2019_AttilioZolin-2

Durante o encontro, os articuladores locais puderam expor suas experiências positivas e dificuldades enfrentadas na articulação. Segundo Claudia Gibeli, uma das idealizadoras do CASA Cidades: “O maior desafio dos articuladores é promover a articulação das regiões metropolitanas entre si, conectando os projetos com áreas de atuação semelhantes, porém em cidades diferentes”. Um exemplo interessante deste tipo de articulação foi a criação de um grupo de urbanismo colaborativo, formado durante a oficina do CASA Cidades em Brasília, com objetivo de discutir a requalificação dos espaços públicos. O grupo inicialmente reuniu 8 projetos apoiados pelo CASA Cidades, de 5 regiões metropolitanas diferentes e hoje já conta com a participação de cerca de 20 coletivos e teve sua primeira reunião em novembro de 2018 na cidade de Fortaleza.

articuladores-janeiro-2019_AttilioZolin

Um dos momentos mais importantes no encontro em Salvador foi a apresentação realizada pela equipe da SER, que apresentou gráficos dos dados coletados na plataforma do Observatório de Projetos de Organizações de Base em Ambientes Urbanos. Segundo Laura Gurgel, que coordenou a análise de dados: “Foi interessante constatar que os públicos diretos são majoritariamente jovens e mulheres, além de populações tradicionais. Os dados mostram também o fortalecimento da autoestima e empoderamento como aspecto mais citado dentro do processo de transformação dos participantes, além de ter a formação e desenvolvimento de capacidades presente em quase 100% dos projetos, mostrando a importância da educação dentro de todos os temas.”

gr-ficos-casa-cidades

O Programa CASA Cidades é o maior programa de apoio de projetos já realizado até então pelo Fundo Socioambiental CASA em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação Oak. O programa contemplou 150 projetos apoiados em 10 regiões metropolitanas do Brasil: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Belém, São Luís, Belo Horizonte e Porto Alegre. O projetos tiveram início no final do primeiro semestre de 2018 e devem ser finalizados no final de 2019. As principais áreas de atuação dos projetos são: Fortalecimentos comunitário, participação social, consumo sustentável, agricultura urbana, resíduos sólidos (reciclagem), implantação de áreas verdes comunitárias e requalificação dos espaços públicos.

Um dos pontos mais inovadores do CASA Cidades é a criação de uma rede de articuladores regionais e uma articulação nacional, com objetivo de conectar e promover trocas entre os 150 projetos contemplados, ampliando o potencial transformador destas iniciativas, fortalecendo a ação das organizações de base nos principais centros urbanos do Brasil e tornando estas iniciativas referência quando o assunto é o desenvolvimento sustentável nas cidades.

casacidades #SoluçõesSistêmicas