Casa Cidades

COOTPA E INSTITUTO MANGUEZAL PARCERIA PARA COLETA SELETIVA

No mes de Agosto e Setembro, os representantes do Instituto Manguezal estiveram reunidos com as cooperadas e os cooperados da COOTPA para adesão ao Projeto Utinga Sustentavel, que tem o objetivo de fomentar a coleta seletiva no entorno do Parque do Utinga, beneficiando diretamente os catadores, através de ações em escolas, associações de moradores, empresas, orgãos públicos.

A COOTPA foi a primeira cooperativa de reciclagem constituída há 17 anos. Atualmente, os cooperados atuam com sete roteiros de recolhimento dos resíduos sólidos. Na segunda-feira são contemplados os bairros da Cidade Nova 2 e 3, terça-feira a Guanabara, quarta-feira a Cidade Nova 5, quinta-feira a Cidade Nova 4 e sexta-feira a Cidade Nova 8. “Ainda precisamos abranger muitas pessoas que não aderiram à coleta seletiva. Elas mesmos não querem separar. Percebemos que falta divulgação. É preciso criar uma forma de conscientização para que o nosso trabalho seja reconhecido”, afirmou a presidente da cooperativa, Noêmia Nascimento.

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Pará está entre os 10 Estados brasileiros que mais produzem lixo. Em 2016, foram geradas 6.164 toneladas por dia de lixo, das quais 5.028 toneladas foram coletadas. Apenas 1.374 toneladas tiveram destinação final adequada.

Author image
Sobre brenda lopes