Casa Cidades

Comunidade do Unhão ganha Escadaria artística realizada pelos jovens da comunidade

Durante quatro dias ( 9 a 12 de janeiro) uma galera de 10 jovens e artistas trabalharam na remodelação da maior escadaria da comunidade do Solar do Unhão. Com motivos escolhidos pelos jovens, que fazem referencia à jogos virtuais e internet, assim como uso livre de cores e texturas, a obra valoriza o espaço público da comunidade e dá uma nova vida à principal ligação entre o Unhão e a Gamboa, dois bairros historicamente ligados.
Escada-2aa

Sob a coordenação do artista plástico Zaca Oliveira os jovens passaram por uma qualificação nas técnicas de azulejos e pintura, assim como sobre o valor da arte para resgate dos espaços públicos. Para muitos foi a primeira experiência e ficaram gratamente surpreendidos com suas próprias capacidades. O artista comentou que nas próximas obras poderá contratar até três rapazes que se destacaram no trabalho, dando assim uma nova oportunidade laboram para os jovens.

Escada-2b

Para Godo (16), jovem participante, foi uma revelação sua própria capacidade artística, “ agora vou fazer um bagulho desses (painel) na minha casa, e vou ficar tirando onda com o bairro”.

Escada-2e

A escadaria tem duas leituras/desenho: uma vista desde cima (descendo) e outra vista de baixo (subindo), trabalhadas cada uma com diferentes técnicas, o que poderia considerar-se como duas obras diferentes.
A obra faz parte do projeto Unhão das Artes, financiado com recursos do Fundo Socioambiental Casa, que pretende incorporar nos jovens noções sobre o cuidado e valorização do espaço público da comunidade.
Espera-se que a escadaria seja mais um atrativo para as pessoas visitarem a Comunidade e valorizar diferentes espaços da cidade de Salvador.

Escada-21

Escada-completa-final-pintura-1

Escada-completa-final