Durante quatro dias ( 9 a 12 de janeiro) uma galera de 10 jovens e artistas trabalharam na remodelação da maior escadaria da comunidade do Solar do Unhão. Com motivos escolhidos pelos jovens, que fazem referencia à jogos virtuais e internet, assim como uso livre de cores e texturas, a obra valoriza o espaço público da comunidade e dá uma nova vida à principal ligação entre o Unhão e a Gamboa, dois bairros historicamente ligados.
Sob a coordenação do artista plástico Zaca Oliveira os jovens passaram por uma qualificação nas técnicas de azulejos e pintura, assim como sobre o valor da arte para resgate dos espaços públicos. Para muitos foi a primeira experiência e ficaram gratamente surpreendidos com suas próprias capacidades. O artista comentou que nas próximas obras poderá contratar até três rapazes que se destacaram no trabalho, dando assim uma nova oportunidade laboram para os jovens.
Para Godo (16), jovem participante, foi uma revelação sua própria capacidade artística, “ agora vou fazer um bagulho desses (painel) na minha casa, e vou ficar tirando onda com o bairro”.
A escadaria tem duas leituras/desenho: uma vista desde cima (descendo) e outra vista de baixo (subindo), trabalhadas cada uma com diferentes técnicas, o que poderia considerar-se como duas obras diferentes.
A obra faz parte do projeto Unhão das Artes, financiado com recursos do Fundo Socioambiental Casa, que pretende incorporar nos jovens noções sobre o cuidado e valorização do espaço público da comunidade.
Espera-se que a escadaria seja mais um atrativo para as pessoas visitarem a Comunidade e valorizar diferentes espaços da cidade de Salvador.