Casa Cidades

Captação da Água de Chuva

Em parceira com a Associação Cultural Quilombo do Camorim – ACUQCA, os Engenheiros Sem Fronteiras do núcleo Rio de Janeiro participou de dois dias de oficinas de aprendizado do projeto Captação de Água da Chuva – CAC, iniciando as aulas do projeto “Cultura ambiental permanente no Quilombo do Camorim”, no qual foi implementando, junto com os moradores da comunidade do Camorim/RJ, um sistema de reaproveitamento de baixo custo para aplicar as técnicas de reuso da água de chuva para fins não potáveis.

Utilizando como base a NBR 15527/2007, que trata sobre aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis, foi calculado o volume aproveitado de água pelo método Azevedo Neto correspondendo no valor de 1115 L. A água aproveitada será aplicada na limpeza do quintal e outras áreas da residência e na irrigação de horta orgânica. Com isso, o sistema foi instalado com duas bombonas de 200L cada totalizando 400L, reservando assim a água de melhor qualidade para uso mais nobres.

O projeto é financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa e OAK Foundation, que une a experiência e prática em projetos socioambientais dos voluntários do ESF-Rio de Janeiro. O projeto abrangeu diretamente um total de 50 pessoas e indiretamente em torno de 400 pessoas.

Saiba mais aqui >> http://esf-rio.org/projeto-oficina-captacao-da-agua-de-chuva-camorim/

Muito gratificante poder contribuir com nosso conhecimento, poder estimular que cada pessoa da comunidade possa pensar em uma aplicação para alguma necessidade. Além de estimular o trabalho em equipe deles, fortalecendo o laço de vizinhança e companheirismo. Com certeza a comunidade do Camorim será referência para muitos.
Gustavo Moraes - Voluntário e coordenador do CAC do ESF-Rio de Janeiro.

Author image
Rio de Janeiro Website
Nossa base é voluntária de profissionais e estudantes. A organização é aberta e necessita de pessoas de todas as áreas, complementando nos projetos e aprendizado multidisciplinar.