Casa Cidades

Apresentação do projeto à comunidade

Na tarde de sábado, dia 1 de setembro, participamos da reunião de coordenação geral do acampamento Marias da Terra, Sobradinho-DF, afim de apresentarmos o projeto Mulheres que se guiam pelos saberes populares que culminará com a implantação de um horto medicinal na comunidade. Estavam presentes moradores do local, membros do setor estadual e regional de saúde.

Os moradores parabenizaram a iniciativa, visto que já era uma demanda da comunidade e afirmaram sua disposição em integrar e colaborar na sua construção. “Quero acompanhar, é sempre bom nos inserirmos nos coletivos e aprender um pouco mais”, fala uma das moradoras. “Eu sou técnico em agropecuária e trabalhei com plantas medicinais em um presídio, a gente plantava e distribuía nos postos de saúde, posso ver se ainda estão distribuindo”, relata outro morador.

A médica Marcy, uma das oficineiras do projeto, observa que todo mundo sabe um pouquinho e a gente em comunidade aprende. Sobre as possibilidades que o projeto pretende gerar, Sandra, que faz parte da coordenação, adverte “ A ideia de vocês aprenderem é porque pode se tornar uma forma de sustento. Vocês plantam duas, três plantas e já podem fazer xaropes, tinturas e assim estamos enfrentando um sistema de saúde que só quer que a gente fique refém da compra de remédios". O coletivo Caliandras da Terra é uma frente do Coletivo Estadual de Saúde do MST do DF e Entorno e tem como objetivo valorizar os saberes populares e de saúde do campo através da promoção de espaços coletivos de aprendizagem e troca de experiências sobre plantas medicinais e suas formas de uso.

Acompanhem-nos, também, pela nossa página: https://www.facebook.com/coletivocaliandrasdaterra/

WhatsApp-Image-2018-09-02-at-10.10.04-2

WhatsApp-Image-2018-09-02-at-10.10.21-2WhatsApp-Image-2018-09-02-at-10.09.43-1--3