Casa Cidades

Abram alas para o trabalho decente que preserva o meio ambiente

Com o mote “o trabalho decente preserva o meio ambiente”, o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia / CCRBA, dá início à 16ª edição do Projeto Eco Folia Solidária no carnaval da capital baiana. Durante a festa momesca catadoras e catadores de materiais recicláveis como latas de alumínio, garrafas de pet e sacolas plásticas irão realizar a coleta seletiva nos circuitos. Para muitos desses agentes ambientais isso representa um incremento de cerca de 70% na renda, para tantos outros, sobretudo trabalhadores vindos das cidades do interior, é a chance de obter uma remuneração importante.IMG-20190301-WA0018

A iniciativa de organizar e melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores e catadoras de materiais recicláveis durante o carnaval de Salvador surgiu em 2004 pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia em parceria com a então Delegacia Regional do Trabalho na Bahia – DTR/Ba e o Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA. Após essa mobilização nos últimos anos outras ações surgiram também para pautar melhorias para ações desenvolvidas por esses trabalhadores.

A ideia da coordenação do CCRBA é cadastrar essas catadoras e esses catadores avulsos e a estimativa é atender, 400 deles, garantindo EPIs (bota, luva e protetor auricular), fardamento (camisa, calça e meia) e refeições (café da manhã, almoço e café da noite) durante os dias de trabalho e estabelecer melhor remuneração pelo material coletado e entregue nas centrais de apoio ao catador. Além desses avulsos, mais 112 trabalhadores cooperados irão garantir que os resíduos potencialmente recicláveis tenham destinação correta.

  • IMG-20190228-WA0096Os alicerces do projeto são a geração de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis; a minimização da situação de exploração e risco a que estão submetidos os catadores, eliminando a ação dos atravessadores; fomento à Economia Solidária, pois o fardamento e as refeições são produzidos e fornecidos pelos empreendimentos econômicos solidários de costura e alimentação, além da redução do impacto ambiental com a coleta dos resíduos descartados indevidamente durante o carnaval de Salvador.

Quatro centrais irão receber os resíduos coletados nos circuitos e estão localizadas no Politeama, Barra, Ladeira da Montanha e Nordeste de Amaralina. Para Michele Almeida, presidenta do Complexo Cooperativo de Reciclagem, esse é um momento importante para a atividade, dado o volume de material obtido, por isso toda atenção se volta para às garantias desses agentes ambientais: “Muita gente vem do interior com suas famílias e é preciso garantir que não sejam ainda mais desrespeitados. Mobilizamos o Ministério Público do Estado, o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública do Estado no sentido de intensificar o diálogo com prefeitura, governo do estado e iniciativa privada e temos recebido apoio dessas instituições. É justo que uma fatia desse bolo enorme de investimentos na festa seja dividida com a gente, afinal, prestamos um serviço que sequer é pautado nas agendas desse e demais eventos durante o ano”, pontuou Almeida. Ressalta também que essas mobilizações foram apoiadas pelo Projeto Cuidar das Cidades: Nossa Casa Comum apoiado pelo Fundo Socioambiental CASA.

Esta edição do Projeto Eco Folia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente 2019, conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA e a empresa AMBEV. E apoio do Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA, Fórum Baiano de Economia Solidária, Movimento da População em Situação de Rua, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Salvador.