Casa Cidades

Abertura do novo centro de gestão de resíduos orgânicos "Bem Composto"

Ao longo de 2018, com o programa de recolhimento de resíduos orgânicos "Bem Composto", percebemos a necessidade de alterarmos o local de compostagem, buscando por um espaço mais próximo e seguro aos equipamentos.
O Instituto Cresce (ONG parceira) rapidamente nos acolheu, permitindo que iniciassemos o manejo em seu espaço.
Trabalhamos em 2018 no espaço cedido pelo Instituto Cresce.
Sabendo ainda da importância de um espaço maior para manejarmos os resíduos orgânicos, nos reunimos com diversas pessoas envolvidas nas atividades do setor público de Belo Horizonte dentre elas, Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, Câmera Municipal, Superintendência de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional... todas nos receberam com abertura e empatia ao trabalho desenvolvido pelo "Bem Composto", contudo demonstraram a dificuldade em contribuirem ativamente para conseguirmos ampliar nossas atividades com benefícios do desenvolvimento local sustentável.
Entre um contato e outro, fomos convidados a participar de um evento sobre resíduos no condomínio Vale dos Cristais (Nova Lima/MG). após o evento o diálogo se manteve e estendemos a parceria com o local para compostagem. Moradores e responsáveis técnicos do condomínio Vale dos Cristais nos cederam uma área no período mínimo de 2 anos, onde será o novo espaço de gestão dos resíduos orgânicos "Bem Composto". Com o apoio do Fundo Socioambiental Casa Cidades, prosseguimos estruturando o espaço com bais de compostagem, peneira de adubo, triturador de galhos e resíduos e ferramentas!thumbnail--7-
20190211_142257