Casa Cidades

1º Oficina de Arte na Comunidade mobiliza a galera jovem no Unhão

Nesta quinta feira 20 de setembro, foi realizada a 1º Oficina de Arte na Comunidade, no âmbito do projeto Unhão das Artes, com maciça participação de adolescentes e jovens da comunidade do Solar do Unhão e da Gamboa. A oficina , dividida em duas partes, uma teórica que abordou temas como importância da arte na vida das pessoas, o artivismo como meio de expressão das pessoas, o cuidado e revitalização do espaço público pelos próprios moradores e historias de vida de grafiteiros como Julio Costa e Marcos Prisk, do Museu de Street Arte de Salvador- MUSAS. A parte prática foi sobre manuseio de ferramentas (pinceis, rodos, aerosol e máquina de pintura) e a composição do painel inicial.

Como trabalho de iniciação foi pintado um painel,num dos enormes arcos de acesso ao bairro, com a alusão ao bairro e ao projeto. Os/as participantes pintaram o nome COMUNIDADE e UNHÃO das ARTES com seus nomes, ou nome dos pais, amigos namorados/as etc., como proposta de integração ao projeto e começo de manuseio das ferramentas. Anteriormente tinham pintado todo o arco com a máquina, onde todos puderam pintar uma parte.

A atividade contou também com o apoio importante da equipe do projeto Remo Sem Fronteiras, que tem suas atividades no bairro.

Para Zaca Oliveira, artista plástico e coordenador do projeto, foi um momento maravilhoso de interação e de ver a galera mais nova engajada numa atividade artística comunitária.

O sucesso é medido pela pergunta entusiasta que fizeram Kauâ (14) e Maurício (15) "e amanha tem mais ?"

1-oficina-20-set_0

1-oficina-20-set_1

1-oficina-20-set_5

1-oficina-20-set_6

1-oficina-20-set_10

1-oficina-20-set_12