Catadoras e catadores de materiais recicláveis representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários se reuniram na manhã desta terça-feira em mais um encontro da Central das Cooperativas de Trabalho e Reciclagem da Bahia - CCRBA. A reunião aconteceu na sede da Cooperes, em Ilha Aamrela. Um dos pontos em pauta foi a apresentação das diversas atividades do Projeto Cuidar das Cidades: Nossa Casa Comum realizadas pelo CCRBA aos representantes do Fundo Socioambiental Casa, parceria recente e que tem dado algumas garantias às atividades da Central.
Os trabalhos foram iniciados após um café da manhã, frugal, caprichado. A presidenta Michele Almeida abriu as falas agradecendo a parceria com o Fundo Socioambiental Casa e com o leque de atividades retomadas e/ou inauguradas a partir das ações conveniadas. "Só podemos agradecer. O projeto apoiado pelo #casacidades impulsionou a integração e garantiu oportunidades dos vários encontros entre os cooperados e representantes de cooperativas. Temos realizado muito internamente, visando o melhoria da auto-estima e o protagonismo das trabalhadoras e trabalhadores dos empreendimentos que integram o CCRBA", ressaltou a presidenta.
Para Rodrigo Moreira, representante do Fundo Socioambiental Casa, os resultados positivos de empreendimentos pequenos garantem o fôlego nesses tempos de incertezas. "É uma felicidade, em meio a tudo que está acontecendo, nesses tempos de desilusão, poder colaborar em coisas que fazem a diferença. Essa garra, esse envolvimento que vemos nos pequenos empreendimentos e que às vezes falta nos grandes, motivam a gente. Existem respostas e isso é encantador", contou Moreira. Rodrigo, que está em Salvador para visitas técnicas em mais sete outros empreendimentos, se mostrou um entusiasta das atividades desenvolvidas no CCRBA.
À tarde a reunião seguiu com a pauta estabelecer melhor condição do escoamento e venda dos resíduos recicáveis tratados no CCRBA e outras Cooperativas . O próximo encontro está marcado para fevereiro.