Casa Cidades

ARQUITETAS REALIZAM VISITAS TÉCNICAS EM MORADIAS DA ILHA DE SÃO LUÍS (MA)

Beneficiadas do projeto Arquitetas em Casa receberam orientações para realizar reformas e construções em suas moradias

Ocorreram no último domingo (02), as últimas visitas técnicas do projeto Arquitetas em Casa, nas quais mulheres beneficiárias do projeto puderam obter orientações específicas para as eventuais aplicações das técnicas aprendidas durante o ciclo de oficinas realizadas nos meses de novembro de 2018 a março de 2019. Dessa forma, elas puderam conversar sobre seus sonhos e planejarem juntas uma moradia mais digna e sustentável.

No processo de visitas, muitas histórias foram ouvidas, como a de Dona Maria Antônia, residente do município de Raposa, localizado na região metropolitana de São Luís. Ela foi ao projeto em busca de orientação para a construção do seu sonho: uma reforma em seu lar que não elimine sua árvore predileta, uma mangueira que cresceu no meio de sua casa. Artesã habilidosa, dona Antônia participou de todas as oficinas oferecidas pelo projeto e, por fim, pôde receber a visita das arquitetas Jana Lopes e Sanadja de Medeiros.

52087663_411223606294405_3368605389152601651_n

Outra beneficiária, do mesmo município, que recebeu a visita técnica, foi a rendeira Marilene Marques, que também participou das diversas oficinas sobre o tema. Logo na primeira atividade, que abordou conceitos teóricos sobre arquitetura bioclimática, a participante já tomou a iniciativa de reformar sua casa. Ela percebeu que na casa dela não havia ventilação, por falta de janelas. E então ela mesma pediu para uma pessoa cortar as aberturas em sua casa, que é de palafita em madeira, formando janelas laterais.

Nas oficinas seguintes comentou como melhorou a sua qualidade de vida, em virtude dessa pequena reforma, utilizando os conceitos de ventilação cruzada para melhor a circulação do ar e melhoria na temperatura interna de sua casa. “Foi muito gratificante perceber a prática do aprendizado que eles tiveram com a gente. De fato, como a gente consegue alcançar uma melhoria na vida dessas pessoas”, conta Jana Lopes, uma das professoras do projeto.

53430127_264663274465693_1855724898667548530_n

Arquiteta e professora atuante no projeto, Jana também comenta sobre as visitas técnicas, dizendo que “foi muito interessante perceber como eles já tinham pensado em como aplicar as técnicas que eles aprenderam. Então eles já vinham para gente com as propostas na cabeça 'aqui eu quero colocar o revestimento em 3D com fundo de garrafa PET'. Outra moradora comentou que queria fazer o piso da entrada da casa dela com o revestimento de tampinha de garrafa, outro falou que vai revestir a escada dele com pneu... Então cada um já tinha uma proposta de aplicação da técnica que aprendeu no curso".

Dessa forma, o projeto Arquitetas em Casa, conclui seus dois maiores objetivos: propagar saberes sobre as práticas de Arquitetura Sustentável e Bioclimática para pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional e auxiliar mulheres a transformar suas casas, de forma segura, digna, acessível e sustentável, sonhando juntos por um futuro que garanta o direito à moradia digna a todos.

Instituto Maranhão Sustentável
www.maranhaosustentavel.org.br
instagram.com/maranhaosustentavel/
facebook.com/imasustentavel
twitter.com/imasustentavel

Author image
Raposa Website
Associação que pesquisa e desenvolve ações para promover (des)envolvimento autêntico, sustentável e justo.