Casa Cidades

Último call temático reforça o poder das redes para a criação de soluções sustentáveis

Na última quarta-feira, dia 03 de julho, grupos apoiados pelo Programa CASA Cidades se reuniram em um call para discutir melhores práticas e desafios acerca dos seus projetos. A importância da rede foi o principal tema abordado e demonstra o quanto a colaboração e a co-criação são elementos fundamentais para a evolução da participação cidadã na vida da cidade como citado por Tamara do projeto Circular Campina Cidade Velha que atua em Belém:

Hoje podemos dizer que representantes da rede estão ocupando espaços dentro das esferas públicas e dos conselhos gestores. A rede abriu uma possibilidade de influenciar nas gestões públicas.

Tamara aborda também a importância da criação de um conselho dentro das redes que sirvam como balizadores das atividades realizadas:

No início do ano, constituímos um conselho do projeto, são 7 pessoas de representações diversas, universidade, sociedade civil, etc. Ontem fizemos uma reunião para conversar sobre o projeto em 2020 e foi uma experiência muito boa, vai ser o início de uma fase bastante interessante.

A CEDEFES que atua na região metropolitana de Belo Horizonte também destacou a importância do envolvimento com a comunidade beneficiada antes de qualquer decisão sobre o projeto:

O desafio é a mobilização. Fizemos uma auto-crítica porque realizamos o projeto sem conhecer a fundo a comunidade, a partir do momento que fomos conhecendo o tecido social, os conflitos, fomos adaptando e melhorando o projeto. Isso é um legado que a gente deixa para a entidade e também para outros coletivos que estejam participando, de conhecer mais para que tenham sucesso.

Ao longo de todos os calls temáticos promovidos pelo Observatório de Projetos, tanto a importância da rede quanto o desafio da mobilização apareceram em quase todas as falas dos grupos, coletivos e organizações apoiadas. Isso prova a força que a mobilização entre os diversos atores da sociedade tem para a mudança e a transformação positiva do local em que vivemos. E um dos principais objetivos dos call temáticos é justamente criar uma rede nacional, entre as regiões metropolitanas, de intercâmbio de experiências e saberes para o fortalecimento das organizações e, consequentemente, dos projetos. Essas conexões são de extrema importância para que essa rede torne-se ainda mais forte e atuante no Programa CASA Cidades e para além dele.

Author image
Sobre Laura Gurgel