Casa Cidades

Segunda Contagem sistêmica de ciclistas é realizada pelo Coletivo ParáCiclo

Durante a primeira semana de dezembro foi realizada a segunda contagem de ciclistas para levantamento de dados sobre a ciclomobilidade da cidade de Belém. Nesta segunda etapa, com duração de quatro dias, foram efetuadas contagens de 13 horas seguidas, em dois pontos estratégicos.

De acordo com Leonard Grala, integrante do Coletivo ParáCiclo, este levantamento de informação fortalece a execução de políticas públicas voltadas à mobilidade ativa e demonstram a importância das cidades em reconhecer a relevância da bicicleta como um meio de transporte eficiente, econômico, democrático e ambientalmente correto.
Ainda este mês também estão sendo executadas pesquisas relacionadas à demanda potencial, ou seja, pessoas que usaria modais ativos em substituição aos deslocamentos motorizados, além de pesquisa de origem destino. As pesquisas são realizadas com recursos do Fundo CASA.

Relatório da primeira contagem
Em setembro foram divulgados os resultados da primeira contagem sistemática de viagens realizadas por bicicletas em Belém-PA. No final de janeiro de 2019, mais de 55 mil viagens foram computadas em seis pontos da cidade. Este trabalho foi possível com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental CASA (Programa CASA Cidades) e com a dedicação de nossos colaboradores. Estes números são uma conquista, uma prova da grande demanda de infraestrutura própria para os usuários de bicicleta na cidade. Os números apurados, representando a realidade da cidade, podem colaborar para que prefeitura e Estado desenhem e consolidem políticas públicas que realmente incentivem e garantam o direito das pessoas em optar por um deslocamento utilizando modais ativos na cidade de Belém-PA. Clique aqui para ver o relatório da íntegra!

Foto da Contagem de Ciclistas
WhatsApp-Image-2019-12-04-at-06.31.18

Fotos Pesquisa de Demanda Potencial
WhatsApp-Image-2019-12-05-at-15.14.06

WhatsApp-Image-2019-12-05-at-15.25.47