Casa Cidades

Resultados Calçada Cilada

No dia 30/04 terminou mais uma campanha Calçada Cilada idealizada pela Corrida Amiga, de São Paulo, com o apoio de cidadãos e cidadãs nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste e norte do Brasil e do apoio do programa CASA Cidades. As calçadas são o nosso primeiro contato com o espaço público, são as vias por onde caminhamos e acessamos quaisquer serviços na cidade. Em algum momento do dia, todos somos pedestres e acessaremos as calçadas. Portanto, calçadas sem ciladas são a garantia inicial do acesso à cidade perpassando a garantia de direito à cidade.

Durante todo o mês de abril de 2019, a campanha nacional Calçada Cilada mobilizou suas redes e convidou a população a participar de um mutirão de mapeamento da situação das calçadas de todo o Brasil. No total foram registrados 1571 ciladas ao pedestre, chamando a atenção para situação da mobilidade a pé nas cidades brasileiras (dados completos aqui). Assim como nas outras edições, que ocorrem desde 2014, o objetivo principal é engajar a população em favor de cidades mais caminháveis e acessíveis. Esse ano com ao menos uma participação em 38 municípios e 10 estados, os números seguem revelando, infelizmente, a falta de compromisso e o estado crítico das nossas calçadas, ruas, passagens e caminhos. Os principais apontamentos indicam calçada irregular, falta de acessibilidade e calçada inexistente. Também merecem destaque os buracos, obstáculos e lixo.

Com este número chegamos a mais de 8000 fiscalizações feitas nas seis edições da campanha.

Veja todos os resultados no relatório completo campanha
Relat-rio-cal-ada-Cilada-2019-724x1024-1

Cases Positivos

Ribeirão Preto (SP)
Os dados da campanha estão embasando diretrizes de mobilidade a pé para o Plano de Mobilidade da Cidade.

Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG)
O Movimento Nossa BH lançou um edital pra incentivar organizações na articulação para a calçada cilada. Os coletivos selecionados ficaram livres para propor ações durante a campanha, e em troca obtiveram ajuda de custo, assessoria técnica durante a campanha, entre outros.

Rio de Janeiro (RJ)
A Fundação Parques e Jardins nos retornou para esclarecer registros da campanha realizados na Avenida Lineu de Paula Machado e na Rua Haddock Lobo, mencionando prazo para o reparo da calçada. A área é de responsabilidade da prefeitura por se tratar de local que recebeu projeto urbanístico.

Parcerias com Universidades
Em Curitiba (PR) também com o Grupo de Estudos em Transportes da UFPR, no qual foram realizadas conversas com especialistas para levantar o debate da temática na comunidade acadêmica. Em Teresina (PI), contamos com o apoio da universidade Federal, que engajou estudantes de arquitetura para avaliar a caminhabilidade no centro da cidade.

[PÓS-CAMPANHA] E AGORA?

Durante o mês de maio, todas as fiscalizações obtidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas pessoas que articularam no intuito da mobilização causar impactos e gerar transformações reais.

Mais informações? Fale com a gente contato@corridaamiga.org