Casa Cidades

Prazer, somos o projeto Fincando Raízes

O Acervo do CEPEDOCA é o objeto do projeto Fincando Raízes Locais, financiado pelo Fundo Socioambiental CASA e realizado em parceria com a Casa Fluminense. Ele começou a tomar a forma atual no ano de 2016, no âmbito do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão (CEPEDOCA).

O projeto começa a surgir em 2010, a partir da ampliação do contato de pesquisadoras/es com o Instituto Raízes em Movimento, no sentido de articular seus trabalhos de campo, mas também de construir uma forma de retornar o resultado de seus trabalhos para a comunidade. Um esforço inicial se desenvolveu através do “Vamos Desenrolar – Oficina de Produção de Conhecimento e Memória”, em 2013.

O Vamos Desenrolar é uma oficina de produção de conhecimento e memória, na qual especialistas e técnicas/os dialogam de modo horizontal e desierarquizado com moradoras e moradores do Complexo do Alemão, sobre um tema pré-estabelecido e em algum espaço aberto do bairro. Não se trata de uma mesa redonda ou palestra, em que as/os convidadas/os fazem uma fala, seguida de abertura de palavra para um público fazer perguntas e comentários às falas realizadas. Mas um espaço no qual convidadas/os provocam ou dinamizam (por isso são chamadas/os de "dinamizadoras/es") um conversa que é alimentada pelas experiências e visões dos demais participantes e no qual o saber técnico/acadêmico se amálgama com o popular produzindo novos conhecimentos e perspectivas, bem como promovendo a emergência de memórias.

Desde então, ele foi realizado anualmente e, para o período 2018/19, ele está sendo contemplando a temática socioambiental no âmbito do Projeto Fincando Raízes Locais.

Em 2016, como dito acima, o Vamos Desenrolar se desdobrou no CEPEDOCA, articulando a oficina com a realização de cursos de extensão, de um projeto de pesquisa que acarretou na publicação “Complexo do Alemão: um bibliografia comentada’ (BENETTI, BRUM, MATIOLLI e MOTTA, 2016), nos encontros regulares do Coletivo de Pesquisadores em Movimento, no portal www.cepedoca.org.br e no acervo da instituição.

No âmbito do projeto Fincando Raízes Locais, o acervo tem duas funções básicas:
• A primeira composta pelas atividades de: registro a memória do Complexo do Alemão, disponibilizar algumas obras em sua biblioteca e subsidiar políticas públicas, pesquisas e mesmo aulas nas escolas locais, com dados e informações.

• A segunda, a de organizar e otimizar a rotina administrativa do Instituto Raízes em Movimento, o que acarreta no seu fortalecimento institucional e potencialização de capacidades de realização de ações e projetos.

P_20190410_150902_vHDR_Auto

IMG_1193