Casa Cidades

Perfil dos grupos apoiados pelo Programa CASA Cidades foca na atuação local e em editais dos fundos para garantir a sustentabilidade financeira

Através deste infográfico o Observatatório do Programa CASA Cidades mostra o perfil dos grupos apoiados pelo Programa CASA Cidades. É importante contextualizar que, ao iniciarem a parceria com o Fundo Socioambiental CASA, cada organização apoiada preencheu um questionário, chamado Marco Zero, no qual esses dados foram fornecidos.

Analisando o gráfico fica claro que a importância do apoio do Fundo CASA, já que 59% dos grupos tem entre 1 e 10 anos e atuam localmente. Em contrapartida, quando analisamos os valores captados por esses grupos nos últimos 3 anos percebemos que existe uma diferença grande, já que 26% captaram até R$ 10.000,00 e 24% capataram mais de R$ 100.000,00. As estratégias e fontes de financiamento variam entre editais e premiações de fundos e eventos de mobilização social com doadores individuais, por exemplo. Nos chama atenção que apenas 17% dos grupos sinalizaram que recebem recursos de organismos públicos municipais e estaduais, quebrando o paradigma de que esses grupos dependem do poder público.

Confira mais informações no infográfico abaixo:

Author image
Sobre Laura Gurgel