Casa Cidades

O que é que tem no chá da vovó?

A utilização de plantas para finalidades medicinais acompanha as diferentes sociedades em diversas parte do mundo, ao longo da história. A infusão de ervas, o cozimento das partes duras, o feitio das tinturas e unguentos, além do uso na alimentação, são diferentes formas de aproveitar as propriedades medicinais e terapêuticas das plantas. No entanto, essas práticas muitas vezes são consideradas de forma pejorativa, como: "costumes populares", "coisas dos mais velhos", "coisas de povo do interior". Infelizmente, com o avanço da indústria alimentar e farmacêutica, podemos observar nas sociedades urbanas, cada vez mais, mais farmácias e estabelecimentos de fast-food do que quitandas e pomares naturais.

123A0251-1
123A0245

A disseminação da Agroecologia aparece não apenas como uma alternativa ao modo de consumo alimentar, mas também como uma otimização dos recursos naturais, uma vez que aproveita os espaços de plantio para combinar diferentes culturas (hortaliças, frutíferas, medicinais e plantas alimentares não convencionais - PANC's). Porém, essas práticas já eram e continuam a ser desenvolvidas por Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas, extrativistas, povos de terreiro, entre outros), onde esses conhecimentos ancestrais são transmitidos às novas gerações através da oralidade.
Nesse sentido, realizamos uma dinâmica sensorial utilizando algumas plantas medicinais e frutíferas com jovens da Ilha de Deus. Além das aparências, as texturas, os cheiros e os sabores são aspectos importantes para distinguirmos quais delas são medicinais, nutritivas ou ambas. Uma vez que, a melhor forma de combater as doenças é se prevenir, e para isso, cabe a nós termos uma alimentação balanceada e diversa.

Captura-de-Tela-2019-05-10--s-12.44.54

Captura-de-Tela-2019-05-10--s-12.44.40

Captura-de-Tela-2019-05-10--s-12.44.19

WhatsApp-Image-2019-05-09-at-3.34.28-PM

A atividade acima citada faz parte das ações do grupo de estudo referente ao projeto Jovens Cuidadores Socioambientais, que também busca transformar espaços sociais e coletivos da comunidade.

accu #caranguejouca #jovenscuidadores #casacidades #planteseuremedio #planteseualimento