Casa Cidades

Jardins dos sentidos ou horto medicinal em formato de corpo humano

(Foto aérea do Horto medicinal, 14 de julho de 2019)

Em julho de 2019, foi realizado um mutirão no acampamento Marias da Terra para a construção de um horto medicinal em formato do corpo humano, onde planta-se as mudas no lugar do órgão que é beneficiado por ela - por exemplo,o boldo na região da barriga por se tratar de um chá bom para curar problemas do aparelho digestivo. O modelo foi proposto pela técnica em enfermagem e, atualmente, gestora ambiental, Rosângela Maria da Silva, trabalhadora do Cerpis - Centro de Referência em Práticas Integrativas de Saúde- Planaltina- DF, região próxima à Sobradinho, onde o acampamento está localizado. Ela defendeu seu projeto de conclusão de curso em 2016, onde se aprofundou nesse modelo de horto medicinal (link do TCC no final do texto). O planejamento para a execução da proposta se desenvolveu durante encontros que ocorreram no espaço de saúde Dona Lola desde o final de 2018, fruto de uma parceria entre o Cerpis, o Coletivo de Saúde do MST do Distrito Federal e Entorno, o Coletivo Caliandras da Terra e a/os acampada/os da área.
Segundo Lucas Lemos, membro do Coletivo Estadual de Saúde do DF e Entorno, o horto medicinal virou uma espécie de cartão postal do acampamento, o pessoal gosta muito, admira a idéia. Diz que ele acabou virando, além de uma fonte didática e uma fonte para chá, um lugar onde muitas pessas vem para conhecer. Hoje o horto já conta com um viveiro, produzindo mudas para outras áreas. A proposta do horto em formato de boneca foi replicada pelos moradores do Marias da Terra, em uma parceria entre o Setor de Saúde e o Setor de Educação do MST, na escola Sítio das Araucárias que fica localizada na Rota do Cavalo, mesma área do acampamento.

Link do TCC da Rosângela:
Silva, Rosangela Maria Da. Jardim dos Sentidos e uso múltiplo de plantas no Sistema Agroflorestal da Universidade de Brasília- Campus Planaltina-DF/ Rosangela Maria Da Silva. Planaltina – DF. 2016. 30 f.
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/16708/1/2016_RosangelaMariaDaSilva_tcc.pdf