Casa Cidades

Audiência pública discute Políticas Nacional de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos na Bahia

Aconteceu na última quarta-feira, 9 de outubro, uma audiência pública sobre a Política Nacional de Saneamento Básico e a de Resíduos Sólidos e os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na Bahia. O evento, promovido pela Central das Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia – CCRBA e Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari e Prestação de Serviços – COOPMARC, contou com apoio do Fundo Socioambiental CASA, Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camaçari - COMAM e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari SEDUR/PMC.

Na audiência foram discutidas e definidas algumas ações de fortalecimento da gestão integrada de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no município. Entre as instituições presentes representantes da Defensoria Pública da Bahia, ONG Paciência Viva, Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa, além de Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, estudantes e professores da rede pública estadual. Ainda, prestigiando o evento, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia - SRTE, Secretarias Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Organizações-Não-Governamentais locais e do Programa Dê as Mãos para o Futuro, uma iniciativa de algumas associações da indústria de embalagens.

Entre os encaminhamentos feitos foram apresentadas as etapas do programa Dê as Mãos para o Futuro, mostrando o que já está sendo feito em Camaçari. Na oportunidade o Colégio Gonçalo Muniz abriu as portas da escola pedindo a inclusão da unidade no Programa. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - Sedur e a Embasa se disponibilizaram a dar todo apoio necessário dentro de suas competências. Também o Comam e o Concidade abraçaram a causa e estão juntos para trabalhar neste desafio. A Defensoria Pública se disponibilizou a dar todo suporte jurídico.

Fonte: Coordenação CCRBA
Fotos: Moreira / COOPMARC

Author image
Sobre Rai Trindade
Complexo de Cooperativas de Reciclagem da Bahia Assessoria de Comunicação